quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Levantamento mostra descompasso

- Publicidade -

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) coletados entre os dias 24 de novembro e 07 de dezembro mostram que há um descompasso entre o preço médio de compra – pago pelos postos de combustíveis às distribuidoras – e o preço médio de venda, cobrado pelos postos aos consumidores finais em Natal.

De acordo com o levantamento, o preço médio pago pelos postos de combustíveis às distribuidoras entre 01 e 07 de dezembro caiu até 3,85%, com relação a semana anterior ao reajuste anunciado pela Petrobras. A diferença no valor pago pelos postos às distribuidoras caiu até R$ 0,08, no caso do litro do óleo diesel. Enquanto isso, o preço médio cobrado aos consumidores finais em Natal pela gasolina subiu 3,6% e o cobrado pelo óleo diesel aumentou, em média, 4,7%.

#SAIBAMAIS#O presidente do sindicato dos postos de combustíveis, Antônio Cardoso Sales, explicou que há uma espécie de ‘atraso’ no fornecimento das informações  por parte dos donos dos estabelecimentos, o que, segundo ele, justificaria o descompasso dos números.  “Muitos postos não fornecem as notas mais recentes à ANP e por isso há atraso no registro do preço de compra. Já o preço de venda é contabilizado de forma imediata”, esclareceu Antônio Cardoso.

Procurada pela equipe de reportagem, a ANP explicou que “os pesquisadores que fazem a coleta de preços para o Levantamento Semanal de Preços da ANP são orientados a anotar o preço de bomba dos postos e a solicitar a última nota fiscal disponível no estabelecimento” para evitar qualquer descompasso.

info1
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas