sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Libertas

- Publicidade -

Configurações familiares
Na contemporaneidade surgem muitos arranjos familiares. Os laços afetivos constituem um importante fator de caracterização da família. Além da tradicional, pai, mãe e filhos, citamos as famílias monoparentais, as homoafetivas, os recasamentos.  Cada família desenvolve uma dinâmica singular com impactos nas relações interpessoais entre parceiros (as), pais e filhos (as), irmãos e irmãs. Os recasamentos formam uma ampla família, muitas vezes, num curto espaço de tempo. Esta configuração exige uma capacidade de convivência, de flexibilidade e de gestão dos conflitos, comuns a todos os grupos familiares. O diferencial é que nos recasamentos se faz necessário uma postura de inclusão, na medida em que envolve a presença de filhos anteriores à formação do casal e, portanto, a manutenção de contato com os companheiros (as) anteriores à nova família.

Observam-se diversas denominações fraternas: consanguíneas, meio irmão, adotivos, por laços afetivos, entre outros.  Em todas elas são comuns surgir sentimentos ambivalentes de amor, raiva, ciúme, inveja, cumplicidade. Quando ocorrem em nível que interfira nos relacionamentos e na vida cotidiana, um processo terapêutico individual ou de família pode ter significativa contribuição no fortalecimento dos vínculos afetivos que permitam uma convivência respeitosa e amorosa.

Grace Wanderley de Barros Correia – [email protected]

Coletividade
Nós somos pássaros do mesmo ninho, podemos usar diferentes peles, falar em diferentes línguas, acreditar em diferentes religiões. Podemos pertencer a diferentes culturas, no entanto compartilhamos o mesmo lar – a terra. Nascidos no mesmo planeta, cobertos pelo mesmo céu, admirando as mesmas estrelas, respirando o mesmo ar, devemos alegremente, aprender a progredir juntos, ou, miseravelmente, sucumbirmos juntos, pois, o homem pode viver individualmente, mas só pode sobreviver coletivamente. (vedas)

Psicologia Clínica
O Curso de Psicologia Clínica é uma Especialização que tem como objetivo formar psicólogos  a atuarem como psicoterapeutas na abordagem da Análise Bioenergética. O curso se encontra com inscrições abertas, tem duração é de 30 meses com aulas mensais (sexta-feira e sábado o dia todo).

Informações e inscrições: 81. 3268.3311/3441.7462 ou pelo site: www.libertas.com.br.

Família
“Família: Múltiplos Olhares” é o tema do XII Simpósio Brasileiro de Terapia Familiar que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril no PARK HOTEL em Boa Viagem – Recife. O evento contará com palestrantes especialistas em Família de vários estados brasileiros. Inscrições pelo site: www.libertas.com.br. As vagas são limitadas. Informações: 81 3268 6588 – 81 3268 3311 – 3441 7462.

Quero saber
Tenho um filho de 16 anos muito inteligente, mas que não quer fazer curso superior. Ele diz que quer fazer um curso técnico em mecânica porque quer trabalhar.

Penso que ele deveria fazer engenharia, mas não posso obrigá-lo.

Como proceder?

Maria Luiza

Resposta

Prezada Maria Luiza,

Concluir um curso técnico é uma opção profissional.

Seu filho é muito jovem, mas parece decidido na escolha.

Recomendo que você não interfira na escolha dele, mas que se coloque disponível para ajudá-lo se ele sentir necessidade de maiores informações sobre a atuação profissional dos diversos cursos.

Atenciosamente,

Grace Wanderley de Barros Correia CRP 02/0279

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas