quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Liderar em tempos de crise

- Publicidade -

O K&M Group realiza hoje a segunda edição do Seminário Internacional de Liderança em Natal, em parceria com a TRIBUNA DO NORTE. O evento, que no ano passado contou com palestra do escritor norte-americano James Hunter, autor do best seller O Monge e o Executivo, terá como convidado este ano o empresário Nando Parrado, que sobreviveu a um acidente aéreo, em 1972, na Cordilheira dos Andes, e foi peça-chave para o resgate dos sobreviventes. O Seminário terá início às 19h15, no Teatro Riachuelo, e pretende reunir 1.500 participantes.
Parrado é o palestrante do Seminário Internacional de Liderança
A experiência nos Andes é a base do que o palestrante irá expor. Foi ele quem liderou a expedição em busca de socorro às vítimas do acidente, em que morreram 29 passageiros dos 45 que estavam a bordo. Entre os mortos, estavam a mãe e a irmã mais nova de Nando.

Ontem, já em Natal, ele relembrou que  alguns dos sobreviventes, ao se verem diante daquela situação, sem água, sem comida e no frio intenso, travaram. “Não tiveram condições de reagir. Só se lamentavam esperando ajuda”, disse. Ele agiu diferente. 

Conviveu com a dor da perda e com o medo, mas conseguiu ir em frente. Foi em busca de salvação e a encontrou após escalar montanhas e percorrer 65Km. “Vamos ter uma lição de como diante de toda essa crise você seleciona seus pensamentos de forma produtiva. Foi isso o que Nando fez, teve controle e inteligência emocional para sobreviver à adversidade”, diz o presidente do K&M Group, Kelermane Martins.

Nando é defensor da liderança com compaixão, que define como liderança sem verticalismos poderosos, sem demonstrações de poder supremo e autoritário. “É uma liderança com o exemplo de entrega, onde o líder faz tanto ou mais que os outros”, disse o palestrante, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE publicada com exclusividade no último domingo. Experiência, intuição, confiança em si mesmo e nos demais são características que considera essenciais em um líder e que, afirma, foram fundamentais durante os 72 dias de luta pela sobrevivência nos Andes.

Em sua palestra, ele vai falar sobre como o trabalho em equipe, a determinação e, principalmente, a ação das lideranças foram fundamentais para o grupo. Abordará ainda conceitos que estão sendo debatidos e adotados por empresas e líderes em todo o mundo, como excelência no trabalho de equipe e na gestão de crises. Mas não é só isso. “Pretendo mostrar que a vida não é um direito. É uma benção. Gastamos nossa vida buscando o êxito, o sucesso, mas já fazemos isso vivendo. O sucesso está em buscar cada dia sem saber o que vamos encontrar no dia e sem esquecer das pessoas que nos amam e que temos ao lado. A motivação é compreender o fantástico que é estarmos vivos e sermos líderes primeiro de nossas vidas para depois podermos liderar em outras situações, em empresas, em esportes ou onde quer que seja”, disse ele à TN.

Entre os participantes da palestra, são esperados empresários, executivos, gestores, bem como estudantes e outros profissionais interessados. Após o evento, é prevista uma sessão de autógrafos com o conferencista.

O Seminário é o primeiro evento que o K&M realiza este ano com foco em lideranças. O Fórum Internacional de Gestão, Estratégia e Inovação, que também é realizado anualmente pelo grupo, foi adiado para o segundo semestre de 2013. Para o primeiro semestre do próximo ano, é prevista a segunda edição do Fórum Empresarial do RN, tendo como um dos palestrantes o presidente da ALE, Marcelo Alecrim. A ALE tem origem no Rio Grande do Norte e é a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil.

SAIBA MAIS

Em outubro de 1972, um avião uruguaio levando para o Chile um time inteiro de rúgbi caiu no meio dos Andes. Setenta e dois dias se passaram até que 16 dos 45 ocupantes iniciais conseguissem ser resgatados com vida. Nesse tempo, os sobreviventes tiveram de superar os limites da mente e do corpo ao enfrentar temperaturas negativas, altitudes elevadas, uma avalanche andina e até mesmo ter que comer carne de gente para não morrer de fome. Essa é parte da história que Nando Parrado, um dos sobreviventes, contará hoje em Natal. Hoje, das 10h até o início da palestra, haverá atendimento na livraria Saraiva do Midway Mall, para inscrições e retirada de credenciais. Mais informações podem ser obtidas por telefone: 84 3206.6842.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas