quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Liga inaugura escola de Oncologia

- Publicidade -

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer completa 69 anos de fundação nesta terça-feira (17). Aproveitando o aniversário,  a instituição inaugura, a partir das 9h, em seu Centro Avançado de Oncologia – CECAN, a Escola de Oncologia da Liga Contra o Câncer. Se trata de uma unidade com o objetivo de fortalecer a qualificação de novos especialistas da área da saúde no Rio Grande do Norte, incentivando atividades de pesquisa e visando a melhoria da assistência ao paciente com câncer.

Fundada em 17 de julho de 1949, a Liga passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado, e referência em tratamento contra o câncer, tanto no aspecto quantitativo (volume de atendimento), quanto qualitativo (recursos técnicos) da região Nordeste.

Buscando se tornar instituição de ensino superior em um curto período de tempo, a Escola de Oncologia nasce com o reconhecimento do MEC, abrigando residências médicas nas áreas de Mastologia, Radioterapia, Cancerologia Clínica, Cancerologia Pediátrica, Cancerologia Cirúrgica, Patologia Clínica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e ainda residências nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia. A Escola irá atuar em todas as fases da educação superior, com parcerias com o conjunto de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte, em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Outro fundamental campo de atuação da Escola de Oncologia será o da pesquisa clínica. “Atualmente já temos um avançado e respeitado programa de pesquisa em todas as fazes da educação superior, com diversos trabalhos em andamento e outros já premiados internacionalmente, publicados em respeitadas revistas da Europa e Estados Unidos, que influenciam condutas na oncologia e se revertem em um retorno muito grande para a sociedade. Em um futuro próximo seremos não apenas uma unidade hospitalar assistencial, mas também uma unidade hospitalar de ensino superior, com cursos de graduação e pós-graduação”, afirma o Coordenador da Escola de Oncologia, Edilmar de Moura Santos.

No último ano foram detectados na Liga 4.097 novos casos de câncer. Em termos de atendimentos especializados o volume também foi bastante significativo: mais de 301 mil aplicações de radioterapia, 43 mil ciclos de quimioterapia e mais de 14 mil cirurgias, além de um total geral de procedimentos realizados de 324.281 exames de patologia clínica e cirúrgica.

Mesmo sendo uma instituição de direito privado, o trabalho da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é um bem público e segue com a missão de oferecer atenção oncológica de alto nível a todas as camadas da população.

Lançamento de Livro
Aproveitando a celebração do aniversário, a Instituição irá lançar também, a Biografia de um de seus mais ilustres colaboradores, o Dr. Aluísio Bezerra de Oliveira, professor universitário aposentado e primeiro médico especializado em oncologia do RN, que começou a atuar na instituição em 1970 e responsável por inúmeras mudanças positivas na Liga Contra o Câncer.

O livro traz fatos importantes de sua vida que estão diretamente relacionados à história da instituição e do ensino de medicina no Rio Grande do Norte, com fotos e registros históricos.

Sobre a Liga
Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é formada atualmente por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela.

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Instituição realiza por ano um total geral 1.132.814 procedimentos realizados e destina mais de 71% de seu atendimento a pacientes do SUS, como parte de sua missão de levar a melhor assistência oncológica a todos os cidadãos, independente da forma de acesso.

“Estamos diante de uma grave crise de financiamento na saúde, porém o paciente da Liga ainda não percebe esse cenário. Embora a situação seja muito preocupante, fazemos o possível para aumentar a produtividade e conseguir absorver o aumento de custos”, afirma o superintendente da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, o médico Roberto Sales.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas