sexta-feira, 26 de abril, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Liga marca retorno da Copa do Nordeste para o dia 21/7

- Publicidade -
Enquanto o governo não define sobre a retomada do futebol no Rio Grande do Norte, as competições regionais e nacionais vão ganhando datas e, sem treinos locais, alguns clubes, como ABC, Potiguar/M e Globo podem ser prejudicados. O América teve que bancar seus treinos fora do Estado para minimizar o risco. Ontem, a Liga do Nordeste confirmou a competição para o dia 21 deste mês, em Salvador. A CBF já havia marcado a Copa do Brasil para o dia 26 e a própria entidade deve anunciar a Série D para setembro.
Presidente da FNF, José Vanildo diz confiar que a governadora vá liberar os treinamentos e jogos
#SAIBAMAIS#Ontem, Governo e Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) tiveram mais uma reunião hoje e a data para retomada dos trabalhos nos clubes ainda não saiu. O presidente da casa do futebol, José Vanildo, confirmou o novo contato telefônico com a governadora Fátima Bezerra no dia de ontem, o dirigente disse que as etapas do protocolo de segurança da entidade estão sendo cumpridas e que a tendência é que, ainda essa semana, ocorra uma reunião definitiva das autoridades sanitárias do estado.
“A negociação foi bem encaminhada, a governadora vai definir a gestão dessa situação e logo irá tornar público essa situação. Eu confio em Fátima Bezerra, sei que ela está na melhor dos intensões, sabe a importância do futebol e está nas mãos dela a elaboração de tudo. Da parte da federação está tudo encaminhado”, disse José Vanildo.
A secretaria de Comunicação Social do governo do RN, confirmou que nos próximos dias ocorrerá um encontro da governadora com os representantes da área sanitária e da saúde, para tratar dessa questão específica do futebol. Porém, a secretaria não conseguiu precisar o dia em que essa vídeo conferência irá ocorrer.
Como a situação da pandemia ainda é preocupante em Natal, com os leitos para tratamento dos casos graves de Covid-19 estando 90% ocupados, ainda existe um certo receio das autoridades para dar o segundo passo no plano de flexibilização do isolamento social, mas a tendência é que os treinos nos clubes de futebol sejam liberados, no mais tardar, até o 15.
Se o cenário da curva epidêmica na Grande Natal fosse outro, já haveria uma base de sustentação para decisão da governadora em relação ao caso específico dos treinos. A cada passo dado neste sentido, os responsáveis pelo monitoramento da pandemia têm de aguardar dez dias para saber o reflexo de cada uma das ações tomadas. Se houver uma saturação no sistema de saúde, geralmente ocorre a orientação para diminuir o ritmo de liberação das atividades.
Copa do Nordeste
Ontem, a Liga do Nordeste anunciou a retomada do regional. O torneio Será todo concluído em Salvador/BA e começa no próximo dia 21. A decisão está agendada para o dia 4 de agosto. Com isso, o ABC deve viajar para a capital baiana onde deverá treinar. O Alvinegro precisa vencer o CSA e manter a vantagem no saldo de gols em relação ao Sport caso o time de Recife também vença seu compromisso na última rodada da  primeira fase. 
A Liga se comprometeu a custear as viagens, treinos e hospedagens enquanto o clube se manter na competição. O América, que não tem mais chances de seguir na disputa, deve decidir que equipe mandará para a capital baiana uma vez que a CBF agendou a Copa do Brasil para o dia 26. Nesse torneio, o Alvirrubro decide vaga na fase seguinte contra o Juventude. O clube também aguarda a liberação do futebol local ou terá que jogar fora do Rio Grande do Norte.
Série D
Sobre a Série D do Campeonato Brasileiro, a CBF revelou que até a próxima sexta-feira irá agendar a data para início da competição. A entidade trabalha com o mês de setembro como possibilidade real para os jogos. 
Até lá, acredita a CBF, que os Estados liberarão o futebol. A Série D é a que tem mais locais no País envolvidos na disputa, o que dificulta a decisão da entidade.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas