quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Limite de gastos

- Publicidade -

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos do governo do Estado por 20 anos poderá ser votada somente no fim deste ano. A Assembleia Legislativa criou uma Comissão Especial para analisar o mérito da PEC apresentada pelo Governo, que acrescenta quatro artigos à Constituição Estadual. Ao oficializar a formação da Comissão,  o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, determinou a conclusão dos  trabalhos até o encerramento da 3ª Sessão Legislativa da 61ª Legislatura, regimentalmente prevista para o dia 15 de dezembro de 2017.

Cooperação entre países
O fim da primeira viagem oficial de Michel Temer a Moscou como chefe de Estado, os governos da Rússia e do Brasil prometeram cooperar na luta contra a corrupção. Na declaração firmada após a reunião bilateral realizada, no Kremlin, sede do poder na Rússia, Temer e Vladimir Putin pediram respeito à soberania dos países e sistemas jurídicos “despolitizados”. Ao encerrar a agenda oficial na capital russa, o governante brasileiro não falou com a imprensa. Entre os 35 objetivos destacados na declaração bilateral, um foi especialmente dedicado ao tema da corrupção. “A Rússia e o Brasil apoiam a intensificação dos esforços internacionais na área do combate à corrupção, no contexto do papel central desempenhado pelas Nações Unidas, sobretudo no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Uncac)”, diz o texto.

Missa de dois anos
Na Igreja São Judas Tadeu, em Natal, amigos e familiares acompanharam a missa de dois anos do falecimento do ex-prefeito e jornalista Agnelo Alves. A viúva, Dona Celina, filhos, entre os quais o prefeito Carlos Eduardo (PDT), assistiram à celebração.  Também houve uma missa, em Parnamirim, pela manhã, na Igreja Santo Antônio.

Candidatura descartada

Durante jantar com artistas, na segunda-feira, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou que não será candidato à Presidência da República. A recusa em confirmar a hipótese, levantada por ele mesmo, teria sido “um banho de água fria” para os presentes. Pelo menos foi o que contou a anfitriã, a produtora cultural Paula Lavigne. “Eu até brinquei com o ministro dizendo que, se o Bolsonaro fosse eleito, a culpa seria dele.” O jantar teve a participação de Caetano Veloso, Marisa Monte, Fernanda Lima, Letícia Sabatella, Lázaro Ramos, Fernanda Torres e Thiago Lacerda, entre outros, além do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O encontro foi combinado após o Show das Diretas, no fim de maio, no Rio de Janeiro. De acordo com Paula, o ex-ministro foi simpático, mas “ouviu muito mais do que falou”.

Recuou A hipótese de uma candidatura, agora negada, foi divulgada pelo próprio ex-ministro Joaquim Barbosa – após solenidade no Supremo, no dia 7 deste mês, quando foi descortinado seu retrato na galeria de ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, Barbosa disse que estava “refletindo” e já havia conversado com a ex-ministra Marina Silva (Rede) e o PSB.

Novo partido
O novo partido Podemos terá lançamento nacional no dia 1º de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Podemos, que sucede o Partido Trabalhista Nacional (PTN), teve a troca de estatuto e de nome homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 16 de maio.

Memória Na Catedral Metropolitana, houve ontem a missa de sétimo dia do falecimento da ex-governadora  e ex-prefeita Wilma de Faria. A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Rumos da reforma
O governo federal admite, informou a Agência Estado, mais atrasos na votação da reforma da Previdência com a perspectiva de o presidente Michel Temer ser denunciado pelo Ministério Público e a derrota sofrida na votação da proposta de mudança nas leis trabalhistas em uma comissão do Senado na terça-feira. Embora tentem administrar os efeitos sobre as demais medidas econômicas, representantes do governo reconhecem nos bastidores que não é possível saber quando exatamente haverá “clima político” para votar a reforma da Previdência. Na Câmara dos Deputados, a defesa por uma reforma mais “enxuta” ganha reforços. O presidente em exercício da Casa, Fábio Ramalho (PMDB-MG), engrossou os pedidos por uma proposta limitada à criação de idade mínima de aposentadoria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas