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Lincoln MKR

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AUTOMÓVEL - O estilo é moderno, com toques retrô, como, por exemplo, a grade frontal

A divisão Lincoln, da Ford Motor Co, apresentou este ano uma das soluções para harmonizar alto desempenho e beleza com economia de combustível e redução da emissão de gás carbônico. Essa tendência da indústria automobilística é resultado da utilização conjugada da injeção direta de combustível com sistema de turboalimentação, apresentada no carro-conceito Lincoln MKR.

O motor “V6”, a gasolina, de 3,5 litros, com bloco de alumínio, baseado no Duratec, instalado no Lincoln MKR, atinge a potência de 415 cavalos e torque de 55,3 kgfm, constantes, entre 2.000 e 5.000 rpm, semelhantes aos dos motores “V8” com 6,0 litros. Além da vantagem em desempenho, o novo motor “V6” apresenta 15% na redução de consumo de combustível, menor emissão de gases e melhor dirigibilidade, em virtude da precisão do sistema de injeção direta que controla o momento e a quantidade ideal de gasolina necessária para cada ciclo.

Para Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies, fabricante de turbos “GARRET”, embora seja ainda um carro-conceito, o Lincoln MKR reflete a tendência da indústria automobilística no esforço que desenvolve para a redução da emissão de CO2 (dióxido de carbono). Além da menor capacidade cúbica (processo com a denominação de engine downsing), a empresa recorreu a uma tecnologia conhecida, mas pouco aplicada em motores a gasolina, que é a turboalimentação com o auxílio da injeção a alta pressão diretamente nos cilindros.

Carro-conceito

Ao contrário de muitos “conceitos” atuais, o MKR Concept não é uma prévia de um modelo que está no “forno”, mas uma visão de como será a linguagem de estilo da marca nos próximos anos. Entre os elementos de destaque estão as superfícies limpas, sem detalhes desnecessários; linha-de-cintura mais larga que o resto da carroceria que, em conjunto com o vinco lateral inferior, aumenta a sensação de potência; a grade dupla lembra um par de asas; luzes traseiras finas de desenho horizontal; coluna “C” larga, que se integra suavemente com o porta-malas e o vinco central do capô.

Segundo os estilistas responsáveis pelo MKR, ao menos três dos itens acima enumerados serão vistos em modelos Lincoln futuros. Com presença garantida da grade frontal. Interiormente, o carro tem bancos em couro (sem cromo) e madeira (carvalho reconstituído), além de fibras naturais no carpete e enchimento dos bancos. 

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