sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Literatura potiguar à cubana

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

A literatura norte-riograndense desembarcará em peso em solo cubano. Num intercâmbio cultural inédito, uma comitiva de 30 potiguares, dentre poetas, prosadores e professores, representará o país na 26ª Feira Internacional do Livro de Havana, umas das mais tradicionais feiras de língua espanhola. Na bagagem, além de obras de dezenas de autores potiguares, a comitiva leva o livro “Literatura Brasilis – Colección Potiguar”, coletânea bilíngue (português/espanhol) de poemas e contos de autores norte-riograndense de diversas gerações. A publicação será lançada em Natal nesta terça-feira (7), às 19h, no Teatro de Cultura Popular (TCP), antes da comitiva viajar para Cuba.
Feira do Livro de Havana é um dos maiores eventos literários de língua espanhola. Evento receberá autores de várias nacionalidades
Realizada por ocasião da participação potiguar na Feira de Livros, a coletânea traz textos em prosa e poesia de 49 autores do estado, dentre os quais Zila Mamede, José Bezerra Gomes, Jarbas Martins, Diva Cunha, Diógenes da Cunha Lima, Damião Gomes, Salizete Freire, Iracema Macedo, Marize Castro, Regina Azevedo, Carlos Zens. A seleção foi feita por um comitê editorial formado pelos escritores Aluísio Azevedo Jr, Salizete Freire, José de Castro e Anchieta Fernandes.

“Foi um intenso processo de leitura, onde buscamos identificar a cultura potiguar da maneira mais autêntica possível, mostrando a nossa identidade e diversidade, mas com um olhar abrangente e solto”, comenta o escritor e livreiro Aluísio Azevedo. “O objetivo não foi o de escolher os melhores da literatura potiguar. Não se trata no livro do cânone, mas sim de um conjunto harmonioso do que foi produzido no RN ao longo dos anos”.

Segundo Aluízio, que também integra a comitiva potiguar em Cuba, por se tratar de uma feira internacional, onde se fala espanhol, não dava para levar somente os livros em português dos autores locais. “A ideia era aproveitar a feira para mostrar a nossa cultura, os autores que se dedicaram a escrever sobre as coisas daqui, que usou o estado como cenário para histórias”, conta o escritor.

A tradução de todos o material – com exceção do poema de Rubem G Nunes – ficou a cargo da professora Maria Velasco. Cada texto vem acompanhado de notas de rodapé, para enriquecer ainda mais de informações o leitor estrangeiro. A obra está sendo publicada pela CJA Edições e será vendida no formato tradicional e de luxo, com capa dura (assinada pelo artista Dorian Gray Caldas) e numeração de série – serão apenas 200 exemplares. “É o começo de publicações em outras línguas. Historicamente temos feito isso muito pouco, principalmente para o espanhol, um idioma próximo do nosso”, avalia Aluísio.

Feira de Havana
Feito histórico para a literatura potiguar, que terá as portas abertas para se divulgar e entrar em contato com leitores de língua espanhola, a participação da comitiva do RN na Feira Internacional do Livro de Havana envolve um estande de 25 m2, diversos lançamentos de livros, além de uma agenda intensa de atividades em Havana, com realização de saraus, leituras e visitas a importantes espaços culturais, fundações e universidades.

“Nosso legado será criar um canal de comunicação com os grandes centros da literatura cubana. Será um vínculo que poderá render projetos interessantes no futuro”, diz Aluísio, que estará em Cuba. Dentre algumas iniciativas que podem surgir depois da viagem, ele cita a tradução de autores cubanos no Brasil. “Além da abertura para nossa literatura, também existe a possibilidade de conseguir promover o caminho inverso. Existe um interesse maior pela literatura cubana no país, podemos ampliar a publicação aqui de novos autores, principalmente no formato digital, sem muitos custos e conseguindo distribuir em todo o território nacional”.

Integram a comitiva potiguar 10 escritores, como Damião Gomes, David de Medeiros Leite, Marcos Campos, Crispiniano Neto, Marcos Campos, Carlos Zens, além de 20 professores da rede estadual. A participação na Feira de Havana vem sendo articulada desde junho do ano passado pelo Fórum Potiguar do Livro e da Leitura (FLEB). Segundo Aluízio, tudo só foi possível graças a parceria com o Consulado de Cuba em Salvador, a Embaixada de Cuba em Brasília,  a Embaixada Brasileira em Cuba, Sebrae-RN, Fundação José Augusto, UFRN, IFRN, além de Olavo Queiroz, da Casa de Amizade Brasil-Cuba e da Senadora Fátima, da Frente do Livro e da Leitura no Senado.

“A produção literária no RN está num ritmo bom. Mas precisamos desse intercâmbio. Não dá para continuar fechados, vendendo livros para amigos e familiares. Uma abertura como a que conseguimos ajuda a impor melhorias qualitativas. O contato e comparação com a literatura de outros países ajuda refletir sobre o que estamos produzindo no estado para podermos melhorar”, reflete Aluísio.

Nobel sai de cena. Agora é a vez do UniLivreria
A frente da Livraria Nobel (na Av. Salgado Filho) por vários anos, Aluísio conta que encerrou definitivamente as atividades da loja em 2017. Mas ele não se retirou da área. No lugar da livraria ele comandará o sebo UniLivreria, cujo acervo, apesar de diversificado, focará no que vem sendo produzido no RN. Aluísio também vai se dedicar a projetos literários, sobretudo prestando assessoria editorial. Por enquanto tudo está no início e somente após a participação na Feira de Havana que ele se dedicará as atividades para o ano 2017. “Vamos pensar mais em intercâmbios, aproveitar as conversas e contatos que tivermos na viagem para desenvolver novos projetos, tudo feito com seriedade”, comenta.

Literatura potiguar também na Itália
Além de integrar a coletânea potiguar que será lançada em Cuba, a escritora e professora Salizete Freire terá sua produção literária divulgada na Itália. Autora de livros infantis publicados nacionalmente, tendo inclusive concorrido ao Prêmio Jabuti 2011 em sua área, Salizete teve sua obra “Reconto Que Passa” incluída no catálogo da Fundação Nacional Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) que será levado a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, em abril. A obra parte da história da Dona Baratinha para conduzir o leitor por imagens (de autoria do ilustrador Maurício Negro) e associações lúdicas típicas da tradição oral, alimentando a imaginação.

Serviço
Lançamento da coletânea “Literatura Brasilis – Colección Potiguar”
Dia 7 de fevereiro, às 19h
Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol)
Preço: R$70 (edição numerada com capa dura) e R$40

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas