sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Litoral se prepara para o veraneio

- Publicidade -

ALTA ESTAÇÃO - Faixas indicam que há muitos imóveis para alugar

Nem precisa entrar o verão para o Rio Grande do Norte se encher de beleza. Afinal, o calor reina durante todo o ano no extremo nordeste brasileiro e atrai mais de 500 mil turistas de todo o mundo. Grande parte chega do sul do país. Mas é no período de dezembro a janeiro que a temperatura aumenta tanto nos termômetros, como nas praias, e não penas os turistas chegam para conhecer as praias do Estado, mas também o potiguar, que arruma a mala e segue viagem para o litoral.

É agora no fim do ano com o início do verão e com a chegada das férias escolares que os municípios do litoral começam a se preparar para o período de veraneio, época em que famílias inteiras se programam para passar férias na orla.

Já prevendo essa demanda, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz que abrangem as principais praias de veraneio do Estado, começam a realizar ações e se prepararam com antecedência para a alta estação.

É o caso de Parnamirim, que abrange as praias de Pirangi, famosa pelo maior cajueiro do mundo e de Cotovelo, que apesar de abrigar muitas residências, pela proximidade com a capital, ainda são consideradas para muitos, como praias de veraneio.

Essa tendência pode ser percebida pela grande quantidade de casas que passam o ano inteiro fechadas e estão sendo arrumadas para o verão. E pela grande demanda de casas para alugar ao longo da praia. Ofertas para todos os bolsos.

De acordo com o prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, Pirangi e Cotovelo ainda são praias de veraneio, mas já possuem muitas residências, devido ao rápido acesso através da Rota do Sol. Por esse motivo as praias de Cotovelo e Pirangi estão supervalorizadas. “O preço do metro quadrado em Pirangi chegou ao valor da Quinta avenida em Nova York. Um exemplo foi a chegada do residencial Alphaville.

Durante o veraneio mais de seis mil pessoas se mudam para essas duas praias que recebem mais de cem mil pessoas por dia na alta estação. Agnelo Alves conta que para atender essa super demanda, os mecanismos de limpeza pública e coleta domiciliar são reforçados.

Segundo ele, há mais de quinze dias já começou um grande mutirão nas praias para recolher podas e metralhas e na alta estação a coleta domiciliar que é realizada em dias alternados, passa a ser diária.

Quanto à iluminação, o prefeito conta que já é uma praia bastante iluminada, mas na alta estação são instalados holofotes na beira mar da praia de Pirangi para que os residentes possam praticar futebol e vôlei de praia.

As obras de saneamento já estão em andamento em todo o litoral de Parnamirim para que a infra-estrutura deixe de ser um problema. Em relação à segurança, Agnelo Alves, explicou que o governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) sempre faz um reforço no policiamento durante o veraneio, em especial no carnaval. O número de policiais a partir desse período é duplicado. Os salva-vidas do Corpo de Bombeiros também cobrirão toda a orla durante o verão.

Os postos de atendimento médico de urgência estão sendo equipados com aparelhos de urgência e emergência para acidentes e afogamentos. Uma preocupação constante é quanto à proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. De acordo com o prefeito, durante o ano inteiro são feitas blitze, solicitando que os veranistas abram as suas casas para a visita dos agentes sanitários combaterem os focos da doença.

Em relação ao divertimento, o prefeito garante que as praias já possuem uma grande programação de festividades para a alta estação, aliado a uma grande variedade de restaurantes fixos que já existem na praia, oferecendo todos os tipos de culinárias.

Energia no litoral norte passa por revisão

As praias de Redinha Nova, Santa Rita, Jenipabu, Barra do Rio, Graçandú e Pitangui, que pertencem ao município de Extremoz, já estão se preparando para a alta estação. Famosas pelas belezas naturais, as praias do Litoral Norte potiguar atraem turistas de todos os lugares que se encantam com as dunas de Jenibapu, com a limpidez da lagoa de Pitangui, verdadeiros cartões postais do Estado.

O secretário de Turismo do município, Odemar Guilherme Caldas Neto informou que os acessos às praias de Jenipabu, Pitangui e Redinha foram recapeados em julho deste ano e estão em perfeitas condições. Segundo ele, apenas o acesso que vai de Santa Rita à Redinha não está em perfeitas condições, mas deve receber antes da alta estação o segundo recapeamento do ano.

Odemar Neto disse que desde o mês de setembro toda a energia de Redinha nova à Pitangui está sendo revisada tanto nas vias principais como nas vias de acesso à praia. Segundo ele, a situação mais crítica é na Redinha Nova, mas até o verão tudo estará resolvido.

Em relação à segurança, o secretário de Turismo informou que o policiamento vai ser dobrado nos postos de Jenipabu e Pitangui, com o efetivo da operação verão, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Quanto ao abastecimento de água, que já foi um tormento para os veranistas do Litoral Norte, Odemar Neto garantiu que o problema está resolvido. De acordo com o secretário de Turismo foram construídas duas caixas d’água, uma em Pitangui, e outra no centro de Extremoz.

“Em Santa Rita o problema foi resolvido pelo Sistema de Abastecimento de Água de Extremoz com a perfuração de mais um poço de abastecimento. Não haverá problemas com a falta d’água”, afirmou o secretário de Turismo.

Quanto à limpeza das praias, ele informou que de dois em dois dias, uma equipe faz a limpeza das praias com um trator que recolhe todo o tipo de lixo encontrado, mas na alta estação essa limpeza passa a ser diária, pois mais de 10 mil pessoas se mudam para a orla do município nesse período, e recebe ainda, cerca de 150 mil visitantes por mês.

Moradores de Pirangi alugam os imóveis

A dona-de-casa Marluce do Nascimento (54), moradora da praia de Pirangi, já colocou a sua casa para alugar para o verão. Ela conta que mora com o seu marido que é pedreiro e o seu filho. Mas a renda da família é apertada, pois o seu marido não tem emprego fixo, vive de bicos, e ela tem como única renda o dinheiro que ganha com o artesanato de junco e juta e  com a venda de bombons e pipocas em um carrinho em frente à sua casa.

Dona Marluce disse que todos os anos pinta a sua casa e aluga nesse período por R$ 1.300,00 o mês e se muda para uma casinha bem menor ao lado da sua. “Todos os anos eu espero ansiosa o fim do ano para ter essa renda extra. Minha casa tem dois quartos e alugo com toda a mobília”.

Ela falou que para passar o mês de janeiro é um valor e no carnaval é outro. “Todos os anos uma família de Currais Novos aluga a minha casa para veranear aqui”.

 Outro ponto importante que ganha mais vida durante o verão é o cajueiro de Pirangi,  conhecido como o ‘Maior Cajueiro do Mundo’, que recebe mais de 600 visitas no período de alta estação.

A recepcionista do cajueiro, Isabel das Chagas disse que a praia precisa de um cuidado especial para receber tantas pessoas no verão. “É muito importante que a praia receba uma atenção maior próximo ao veraneio, já que o número de visitantes duplica nesse período”.

A vendedora de castanhas Mariana Batista (21) conta que a limpeza e a boa impressão que a praia passa para os veranistas e visitantes são revertidos em mais visitantes e, com isso, mais empregos são gerados para atender a demanda que duplica a cada fim de ano.  “Nesse período, o dono da barraca contrata mais vendedores e mais pessoas para a confecção das castanhas, que são vendidas para veranistas e turistas que passam pela praia. Se tivermos uma praia limpa e apresentável, com certeza, vamos receber mais turistas e teremos como fazer bons negócios durante toda a alta estação”.

Estradas de acesso são recuperadas

O Município de Nísia Floresta que abrange as praias de Pirangi do Sul, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta já está se preparando para o veraneio. Segundo o prefeito da cidade, George Ney, a limpeza das praias já foi iniciada. “Mais de trinta trabalhadores estão varrendo as ruas e pintando o meio fio”.

O prefeito informou que as estradas que dão acesso às praias de Camurupim e Barreta estão sendo recuperadas. A reposição de luminárias já está sendo feita, através de uma parceria com a Cosern, que realiza em todo o município um trabalho de eficientização.

Segundo George Ney estão sendo calçadas treze ruas em Búzios, três em Tabatinga e algumas em Barreta. Em relação à limpeza, uma coleta especial está fazendo a retirada das metralhas e podas que se encontram ao longo da orla e da estrada. “Estamos tomando várias medidas para que o veranista e o turista se sintam protegidos”.

O prefeito de Nísia garantiu que um problema que incomoda todos os veranistas é a falta d’água. Mas esse problema não vai atormentar os veranistas esse ano. Ele explica que já entrou em entendimento com a Caern, que já está fornecendo água para essas praias.  George Ney diz que em relação à segurança, a Sejuc vai reforçar o policiamento ao longo de todas as praias, em especial Barreta, a que mais sofre com assaltos e arrombamentos.  “O esquema de segurança oferecido através da operação verão do governo do Estado todo ano fica mais eficiente. A prefeitura já foi procurada pelo Corpo de Bombeiros que garantiu um efetivo nas praias de Búzios, Tabatinga e Camurupim”.

Cosern está preparada para o verão

Com a chegada do verão o consumo de energia elétrica aumenta, mas segundo o gerente do Departamento de Comunicação Institucional da Cosern, Edmar Viana os municípios do litoral potiguar não vão sofrer com a falta de energia elétrica no veraneio.

Segundo ele, a Cosern está preparada para o consumo de energia dos clientes do RN, que varia todo mês e nas praias a oferta de energia é baseada nos indicadores de consumo dos meses de veraneio.

Viana diz que pelos indicadores dos últimos anos, o consumo de energia elétrica geralmente tem leve aumento nos meses de novembro e dezembro e eventualmente em janeiro. Por exemplo: o consumo mensal em 2004 variou durante o ano em torno de 250.000 MWh. Em novembro o consumo foi de 281.600 MWh  e em dezembro foi de 288.700 MWh. Em 2005 o consumo mensal variou em torno de 260.000 MWh, subindo em novembro para 271.000 MWh e em dezembro para 290.000 MWh. Em compensação, nos meses de junho e julho sempre acontece uma leve queda no consumo.

O consumo de energia aumenta nos meses de novembro e dezembro (às vezes em janeiro), devido a vários fatores externos, seja no aumento da produção industrial e comercial ou mesmo devido ao uso de eletrodomésticos que consomem muita energia no período de veraneio.  “Este acréscimo do consumo neste período pode ser atribuído a vários fatores. No caso dos clientes residenciais, por exemplo, se deve ao aumento no uso de equipamentos como o ar-condicionado, ventiladores, freezers, entre outros. E até pelo aumento do consumo, natural”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas