Live TN Business estreia programação

Publicação: 2020-08-09 00:00:00
O mais novo produto do Sistema Tribuna de Comunicação, a Live TN Business, estreou nas plataformas digitais da TRIBUNA DO NORTE. Apresentado pelo consultor Flávio Oliveira, o programa, que é destinado a contar as histórias de sucesso no empreendedorismo e nas relações de negócios, recebeu em sua primeira edição o publicitário e diretor da agência Art&C  Comunicação, Arturo Arruda.

Créditos: Alex RégisFlávio Oliveira e Arturo Arruda debateram os rumos da Comunicação na era pós-pandêmicaFlávio Oliveira e Arturo Arruda debateram os rumos da Comunicação na era pós-pandêmica


Na edição inicial do TN Business, o assunto escolhido para pautar o programa foi os novos caminhos da comunicação no período pós-pandemia. Com mais de 20 anos de experiência à frente da Art&C, Arturo Arruda também contou sobre os desafios que enfrentou para empreender e se estabelecer no mercado, além da nova fase que se desenha, diante das mudanças forçadas pela pandemia da covid-19.

“Para você começar uma empresa do zero, como foi o nosso caso, tem que primeiro vencer as etapas do ganho de confiança. Um jovem, que recém chegou de fora, que abre sua própria empresa e que não tem nenhum serviço prestado para se apresentar aos anunciantes. Então você precisa primeiro de um voto de confiança. Ao ganhar, precisa fazer jus a esse voto de confiança. E é isso que a gente vem fazendo ao longo do tempo”, citou o convidado Arturo Arruda, sobre seus primeiros passos empreendendo. 

Durante seu caminho no mercado da comunicação, Arturo relatou diversas mudanças na forma de trabalhar o conteúdo, especialmente nas últimas décadas. De acordo com o publicitário, a evolução da internet criou infinitas possibilidades e obrigou as agências e profissionais da Publicidade a inovarem cada vez mais no seu trabalho.

“A comunicação era basicamente rádio, TV, jornal e mídia exterior. Hoje, você tem uma infinidade de mídias, aonde você obriga que as agências de comunicação conheçam muito mais do essencial. Hoje, uma agência de comunicação tem que ser muito mais qualificada, muito mais profissional, muito mais estruturada do que era há 20, 22 anos.... Hoje, você precisa de muito mais informação. Eu preciso saber qual é o hábito de consumo do público alvo do meu cliente para poder acertar”, explicou Arturo Arruda.

Propaganda x Comunicação
As mudanças nas possibilidades das agências e do mercado da comunicação também provocaram uma alteração na nomeação. Segundo Arturo, o modelo de atuação estabelecido hoje demorou a ser implementado, mas abrange mais aspectos, e por isso não é mais chamado apenas de propaganda. “Lá atrás, em 2005, 2006, quando começou a engatinhar redes sociais e a publicidade digital, as agências tradicionais viraram as costas para esse tipo de mídia, porque dava muito trabalho e pouco dinheiro. Quando a gente percebeu que o digital tinha passado, havíamos perdido um território grande”, revelou o diretor da Art&C.

Perfil com propósito
Antes da pandemia, o mercado de comunicação iniciou o uso da Inteligência Artificial para personalizar serviços aos consumidores. Essa tecnologia utiliza dados como pesquisas e publicações feitas pelos usuários da internet para direcionar os anúncios. Com o aumento do uso das redes sociais e até a emergência de novos produtos como o Tik Tok, essa personalização se tornou ainda mais latente. 

Durante o TN Business, Arturo Arruda fez questão de ressaltar a manutenção dessa como a  principal tendência da comunicação para o mundo ‘pós-covid. “Eu tenho certeza que isso vai enaltecer (personalização via Inteligência Artificial). Hoje, o que a gente mais vê é uma comunicação transparente, voltada para os valores, para os princípios, para os propósitos das marcas”, disse o publicitário, dando exemplos de ações de empresas como Magazine Luiza e Santander. 

O Programa
Um bate-papo com uma hora de duração será veiculado semanalmente, às 18h, sempre às quartas-feiras. A transmissão será feita a partir da TV Tribuna, ou canal do Sistema no YouTube e retransmitida no portal. A Live TN Business terá participação de empresários, executivos e novos empreendedores, falando sobre suas ideias, trabalhos e como obter sucesso em negócios.