Livreiro concretiza sonho com 'távola dos livros'

Publicação: 2019-05-07 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

O bairro de Nova Parnamirim, coladinho com Natal, ganhou um inédito empreendimento cultural nos últimos dias. Trata-se da pequena livraria Távola dos Livros, no Shopping Cidade Verde (Avenida Ayrton Senna, 1904). A loja ainda não foi inaugurada oficialmente, a previsão é para o fim do mês, com a participação de vários convidados, mas já segue funcionando há uma semana.

Távola nasce amparada por parcerias de editoras importantes, mas empresário ainda considera um risco: ‘é preciso coragem’, diz Francisco Dantas
Távola nasce amparada por parcerias de editoras importantes, mas empresário ainda considera um risco: ‘é preciso coragem’, diz Francisco Dantas

O negócio surge num cenário de profunda crise no mercado livreiro nacional, onde os números atualizados sobre venda de livros aponta uma queda de 18% na comparação entre o primeiro bimestre de 2019 e 2018, conforme mostra o 1º Painel das Vendas de Livros. Mas a Távola dos Livros estreia apoiada na expertise do curraisnovense Francisco Dantas, que há três décadas atua no mercado livreiro de São Paulo, em especial na editora Companhia das Letras, onde há mais de 20 anos exerce o cargo de representante comercial.

“Abrimos a livraria sabendo dos riscos. Vivemos o maior colapso do mercado livreiro. Mas enxergo oportunidades. Estou abrindo esse negócio apoiado por muitos colegas e em parceria com editoras importantes. É tudo uma icógnita, é preciso ter coragem e nós temos”, diz Francisco Dantas. Idealizador da livraria, ele convocou toda a família para entrar de cabeça na empreitada. Sua esposa e o filho mais velho estão na parte administrativa, o caçula é o diretor de marketing e o cunhado, o gerente. “Estamos aberto há poucos dias, mas a repercussão tem sido muito positiva. Fizemos um levantamento na área antes de montar o negócio. É um ponto em que não existia nada do tipo antes. Então estamos começando essa relação do bairro com uma livraria”.

A livraria tem 38 m² e seu acervo é focado em Humanas e Literatura. Mas Francisco está aberto a ampliar o foco dependendo da demanda local. Seu interesse é que que a livraria seja uma espaço pra toda a família. Por enquanto o catálogo é majoritariamente de títulos da Cia das Letras, mas há obras da Todavia e da Aleph. “O foco por enquanto é em literatura em geral, nacional e estrangeira, com opções para o publico adulto e infanto-juvenil. Mas o que não tiver na loja a gente consegue para o cliente. Estamos só no começo, ainda fechando parcerias com outras grandes editoras e editoras independentes”, explica o proprietário, que já adianta que também pretende promover bate papos e lançamentos no local. “Tenho muitos contatos com o meio acadêmico de São Paulo. A ideia trazer um pessoal pra cá”.

O bom filho à casa torna
Francisco Dantas saiu do Rio Grande do Norte quando tinha 21 anos. Partiu da sua Currais Novos direto para São Paulo. Foi na capital paulista que fez família e trilhou uma carreira importante no mercado livreiro. “Entrei na Companhia das Letras quando a editora tinha apenas oito anos. Vivi todo o crescimento dela. Aprendi muita coisas e fiz ótimas amizades. Mas depois de mais de 20 anos na empresa senti que precisava dar novos passos”, conta o potiguar de 54 anos sobre a decisão de retornar ao seu Estado depois de tanto tempo. “Vim para Natal já com a ideia de abrir uma livraria. Sabia que poderia contar com a minha família. Eu conversei também com  o pessoal da Cia das Letras e eles não só aprovaram a ideia como me deram apoio. Sigo como representante comercial da editora. Como viajo muito, minha família está cuidando do dia-a-dia da livraria. O começo desse novo trabalho tem nos agradado”.

Serviço
Távola de Livros

Shopping Cidade Verde (Av. Ayrton Senna, 1904, Nova Parnamirim)

De segunda a Sábado das 9h às 21h. Domingo das 10h às 16h.

Telefone: (84) 3737-8035









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários