Livro aborda os resquícios judaicos no Seridó

Publicação: 2019-06-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Após uma minuciosa pesquisa bibliográfica e de campo, o professor e historiador Marcos Silva apresenta seu mais novo livro sobre traços da cultura judaica no imaginário seridoense, tema o qual estuda há anos. “A Religião Católico-sertaneja: Reminiscências do Criptocabalismo no Seridó Judaico”, título do livro, será lançado neste sábado (15), entre às 9h e 12h, no Sebo Vermelho (Cidade Alta).

A obra, que investiga evidências do judaísmo oculto nas manifestações religiosas do Seridó, está dividida em quatro capítulos. No primeiro, o autor traça um panorama sobre o misticismo judaico. No segundo capítulo ele compara dois tipos de marranismo (conversão ao catolicismo), o praticado no Norte de Portugal e no Nordeste do Brasil. Na sequência Marcos Silva discorre sobre a religião alternativa praticada no Seridó judaico, denominando-a sob inspiração de Ariano Suassuna. No último capítulo é traçado um perfil das práticas de inspiração judaica presentes no dia-a-dia dos  seridoense.

O prefácio é de uma das maiores autoridades no assunto, o professor Caesar Sobreira, titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, autor do livro “Nordeste Semita”. Segundo o texto do professor, a pesquisa de Marcos Silva transporta o leitor para um mundo de símbolos ocultos do judaísmo na cultura sertaneja.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários