sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Livro narra a história de Parnamirim em cordel

- Publicidade -

“Histórias de Rio Pequeno – Uma viagem poética sobre a história de Parnamirim”, do cordelista José Acaci será lançado hoje, no espaço Tia Maria Casa Show às 19h30.  O livro é a terceira edição da Coleção Parnamirim, dentro do projeto de valorização das letras e das artes incentivado pela Prefeitura, através da Fundação Parnamirim de Cultura. A primeira edição foi “Retratos de Parnamirim”, escrito por Marciano Medeiros, e o segundo, “História de Parnamirim”, do jornalista Carlos Peixoto.

O livro do professor José Acaci é todo escrito em forma de cordel, arte poética que se dedica desde a infância, herança do pai, cordelista e tocador de viola. Foram nove anos de pesquisas sobre a história de Parnamirim, recorrendo a livros e entrevistando antigos habitantes. São 16 capítulos narrando histórias que vão desde a fundação da cidade, cuja emancipação política ocorreria em 17 de dezembro de 1957, quando se desmembrou de Natal, passando à categoria de município através de ato assinado pelo então governador Dinarte de Medeiros Mariz.

Acaci também trata da parte religiosa dos parnamirinenses, acentuada com a construção do templo evangélico Assembléia de Deus em 1940 e da matriz de Nossa Senhora de Fátima, em 1957. Outro capítulo é dedicado à influência dos americanos nos costumes locais, durante a II Guerra Mundial, quando foi construída a Base Aérea, e milhares de civis e militares transitavam pela cidade ainda formada por sítios. Foram os moradores de Parnamirim nesta época, os primeiros brasileiros a beber Coca-cola, quando uma fabriqueta foi instalada dentro da base, funcionando apenas durante o período bélico.

O livro, contendo depoimentos do Conselheiro Valério Mesquita e do médico Olímpio Maciel tem prefácio do mossoroense Antônio Francisco, que estará presente ao lançamento. Cordelista com cadeira na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupante da vaga de Patativa do Assaré. Com esta obra, Acaci, que participou da 3ª Bienal Nacional do Livro ocorrida no Midway Mall em 2005, emplaca 20 títulos de cordel publicados. Faz parte do quadro de sócios da Associação dos Poetas do Rio Grande do Norte, com sede à Rua Irineu Joffily 43, bairro de Candelária, cujo presidente é o escritor José Saldanha, autor, dentre outros títulos, de “O matuto na capital”.

Para memorizar e recitar seus versos, a maioria com mais de trinta estrofes, Acaci afirma que lê várias vezes por dia o texto, organizando a seqüência da história num exercício de fixação que dura em média 40 minutos cada sessão para conseguir decorar. Traição, bêbados e matutos são os temas preferidos para a construção dos seus versos. Tudo contado em forma de humor e recitados pelo autor na batida do seu violão. Professor de várias escolas da rede municipal de ensino em Parnamirim, atualmente está afastado das salas de aulas, à disposição da Fundação Parnamirim de Cultura, onde trabalha em projetos culturais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas