quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Livro premiado e esgotado

- Publicidade -
Woden Madruga

Na coluna de sábado, 10, com o título “Deu no Jabuti”, cujo mote foi o livro do poeta cearense Mailson Furtado Viana, vencedor do Prêmio Jabuti como o “Livro do Ano”, fiz a pergunta: “onde adquirir o livro? ”. No caso, o livro À cidade Dei uma busca pela internet, nonada. No domingo, lendo o jornal O Globo, que publica uma entrevista o Mailson, tive a resposta que me frustrou:  o livro está esgotado. Publicado ano passado, numa edição independente de apenas 300 exemplares, antes do prêmio anunciado restavam somente uns 40 exemplares, certamente pelas estantes de Varjota, a cidade do sertão cearenses onde mora o jovem poeta de 27 anos. Claro que vem nova edição. Ele próprio anunciou na entrevista: “Quem quiser comprar o livro não vai conseguir, agora. Mas prometo tomar providencias. ”
A entrevista traz outra revelação importante: a influência de Ariano Suassuna na poesia de Mailson, que disse que se encantou com a leitura de Romance d’a Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta.  Uma semana depois da leitura (foi em 2015) o poeta saiu pelos sertões descritos por Ariano. que eram seus próprios sertões: “Suassuna mapeou uma geografia. Quando voltei para casa, fiquei com isso na cabeça. Decidi mapear, do meu jeito, o lugar onde eu morava”, disse o poeta.

Mailson vai falando sobre o seu livro:

– Os poemas trazem elementos folclóricos, geográficos e metafísicos da região. Ao longo dos capítulos, falo da cidade como ela é, de sua formação social, histórica e antropológica; e dos costumes das pessoas. Na última parte, falo sobre como a cidade pode ser. É uma seção sombria, ou melhor, nublada, porque não se pode prever o futuro.

Noutro trecho da matéria o poeta fala sobre uma peça de sua autoria (ele também é ator) chamada “Tanto nós”, montada por um grupo teatral, o Criando Arte, por ele fundada:

– É sobre a utopia de ser jovem no sertão. Consegui ser artista num lugar que não dá perspectiva para o crescimento. A gente tenta mostrar o que é possível.

A reportagem de o Globo destaca: “A entrada de Mailson no universo artístico se deu no Ensino Médio, quando ele teve a sorte de encontrar, na escola, uma turma interessadíssima por cultura. À noite, o grupo saía para discutir filosofia, política e literatura. Foi o que o levou para o teatro e… a música. ”

– Inicialmente quis ser letrista, mas minhas composições eram bem ruins no começo – diverte-se. – Mas foi o estopim pra fazer a transição em direção à poesia e a ao teatro.(…) Minha família vem do campo. Meu pai é agricultor, e minha mãe, dona de casa. São sertanejos de raiz. Não trabalham diretamente com arte, mas sempre me deram liberdade para fazer o que eu quisesse. Isso é por si só, um grande apoio. Eles estão muito felizes. ”

Política
Deu na coluna Painel, da Folha de S. Paulo:

– Dez dos novos governadores eleitos neste ano assumirão em janeiro sem condições de obter ajuda da União para renegociar dívidas ou financiar investimentos. Estatísticas que o Tesouro divulgará nesta semana mostram que 15 dos 27 estados não atingiram a as notas exigidas para se credenciar ao aval. Rio de Janeiro e Minas Gerais, que serão administrados por novatos eleitos com impulso da onda bolsonarista, estão entre os que serão entregues em pior situação financeira.

Maitê ministra
O Globo dá na capa de sua edição onlaine que a atriz Maitê Proença poderá ser a ministra do Meio Ambiente, nome levado ao presidente eleito JairBolsonaro “por um grupo de ambientalistas, economistas e pesquisadores”, segundo o colunista Ancelmo Gois.

A atriz é ex-mulher do empresário Paulo Marinho, da copa e da cozinha de Bolsonaro. Maitê Proença não tem filiação partidária, mas está sempre presente na movimentação dos grupos ambientalistas, ecologistas, por aí.

Para o Ministério da Agricultura já temos uma mulher convidada (convite aceito), a deputada federal Tereza Cristina, do DEM do Mato Grosso do Suil e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Falou-se muito que Bolsonaro tinha a ideia de extinguir o ministério de Meio de Ambiente, colocando-o ao da Agricultura. Os ambientalistas chiaram e ganharam a parada.

O Ministério do Ambiente fica, com uma mulher à frente (se a notícia do convite a Maitê for verdadeira), e o Ministério da Agricultura, mais aliviado, segue sua caminhada com outra mulher no comando.

Maitê Proença é muito bonita. Embeleza qualquer ambiente.

Eleição na UFRN 
A UFRN realiza hoje uma consulta à comunidade universitária para a eleição de reitor e vice-reitor. É assegurado o direito de voto a todos os servidores efetivos, professores e técnicos-administrativos, e também a alunos. A consulta será feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições  , das 7h às 22h30.

 É chapa única. Para reitor, José Danielo Diniz Melo; para vice, Hênio Ferreira de Miranda.

Do tempo 

Chuvas finas, neblinas, de sábado para domingo pelo litoral sul do Estado, pegando algumas partes do Agreste: Monte Alegre, São José de Mipibu, Montanhas, Parnamirim, Macaíba. Há notícias também de chuviscos ao redor da Serra de Joana Gomes, olhando parte do Potengi.

Do Sertão de mais distante não se tem notícia. Mas Edgar Ramalho Dantas, que é peagadê nessas ciências da natureza, afirma que o tempo mudou. Vem chuva por aí. Há sinais no poente.

O CEPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) tem previsão de chuvas para hoje e amanhã no centro-sul do Piauí.


Dinheiro de sobra 
De Zé Matias, ontem à tarde, encostado no balcão do Cova da Onça:

– O  governo do Rio Grande do Norte não tem dinheiro para pagar o 13º salario (incluindo o resto da folha de 2017), mas tem de sobra para gastar em propaganda cinematográfica na televisão, faltando 48 dias para o término de seu mandato.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas