Cookie Consent
O fotógrafo Fernando Chiriboga, equatoriano radicado no Brasil e potiguar de coração, marcou para quinta-feira, dia 30 de junho, o lançamento do seu mais novo livro-álbum Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil. A obra fará parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro de 2022. O lançamento, a partir das 18h15, também marcará os seis anos da Galeria Fernando Chiriboga, no Midway Mall.
Divulgação
Fernando Chiriboga expõe mais um trabalho

Fernando Chiriboga expõe mais um trabalho

Chiriboga será responsável pela autoria do projeto editorial Relíquias – Bicentenário da Independência do Brasil – 2022 - uma coleção de quatro livros, cada um dedicado ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico das regiões do Brasil. A coleção é patrocinada por cinco empresas luso-brasileiras: EDP; Cisa Trading; MDS Brasil, Banco Luso-Brasileiro e Grupo Tejofran, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

A ideia genial surgiu através do livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”, lançado em 2014, reeditado em 2019, e integra a coleção comemorativa. À riqueza patrimonial revelada pela edição do Nordeste abriu caminhos para que as cidades históricas do Sul e Sudeste também tivessem os registros eternizados. O segundo livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” acaba de sair da gráfica e seu lançamento deve acontecer no mês de junho. A obra revela 250 fotos selecionadas de um total de mais de 12 mil imagens feitas em quatro estados e 18 cidades visitadas pelo fotógrafo. Entre as cidades destacamos: Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), Diamantina (MG), Vitória (ES), Vila Veklha (ES), Anchieta (ES), São Paulo (SP), Santos (SP), São Luiz de Paraitinga (SP), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ) e Paraty (RJ).

Para o autor, que percorreu diversas cidades seculares, com seus sítios históricos e valor imensurável, a execução do projeto é tentadora. “Sempre fui um apaixonado por obras arquitetônicas e monumentos históricos, por sua beleza incontestável, por seu valor ambiental e por seu inegável testemunho de um passado construtor da história de povos e lugares”, revela Chiriboga, que percorreu mais de 5 mil quilômetros para fotografar o Sudeste do Brasil.

Uma particularidade revelada por Fernando Chiriboga é que a pandemia, apesar de ter obrigado o projeto atrasar um pouco o cronograma, serviu como facilitadora. Ele explica: "Viajamos para Minas Gerais ainda quando muita gente estava em lockdown e isso facilitou muito o registro das fotos em lugares que, normalmente, sempre estão cheios de turistas", revela.  

Em processo de elaboração, o livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sul do Brasil'' também contará com 250 fotografias dos três estados sulistas, com imagens de 17 cidades da região. A edição encontra-se em fase de finalização.

“O trabalho apurado de compilação e registro fotográfico comprova a importância de preservação do acervo arquitetônico brasileiro para uma melhor compreensão dos valores, estilo de vida e organização da sociedade brasileira pelas novas gerações”, argumenta João Marques da Cruz, diretor-executivo da EDP no Brasil, uma das empresas patrocinadoras.

A Região Norte também terá sua edição e as fotos estão programadas para o início do segundo semestre, quando Fernando Chiriboga embarca para mais uma missão. Todo o projeto gráfico e diagramação é assinado por Leila Chiriboga, esposa do fotógrafo e responsável pelas legendas e coordenação de pesquisa.  

Fernando Chiriboga
Nascido nos Andes equatoriano, Fernando Chiriboga reside em Natal/RN, desde o ano de 1985. Iniciou sua carreira como fotógrafo profissional em 1990, tendo como foco a fotografia de arquitetura e natureza. Em 2004 lançou o seu primeiro livro, retratando a Mata Atlântica potiguar. Desde então, já publicou dezesseis livros, sendo o “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” a sua décima sétima obra. Atuando no campo da fotografia FineArt, possui quadros espalhados por várias partes do Brasil e do mundo.
 
Serviço:
O que: Lançamento do livro Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil.
Quando: Dia 30 de junho – 18h15
Onde: Galeria Fernando Chiriboga – 3ª andar do Midway Mall

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte