Livro sobre José Ezelino integra festival em Fortaleza

Publicação: 2018-12-06 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Depois de integrar o Festival Zum em São Paulo no mês de setembro, numa ação da Revista Zum e Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles, o fotolivro “Quando a Pele Incendeira a Memória”, da autora de Angela Almeida, chega agora a Fortaleza-CE para integrar a Mostra do IMS no Solar Foto Festival, que começa nesta quinta-feira (6) e vai até 9 de dezembro.

Livro reúne pesquisa e acervo sobre primeiro fotógrafo negro
Livro reúne pesquisa e acervo sobre primeiro fotógrafo negro

Um dos raros registros da fotografia de negros no Seridó do século 19, o livro de Angela Almeida já integra a seleção 2018 de fotolivros do acervo do IMS, selecionado junto a outras 48 publicações, dentre as 160 edições inscritas.

A publicação foi lançada em 2017 e reúne acervo e pesquisa sobre o fotógrafo seridoense José Ezelino da Costa, o primeiro fotógrafo negro da região do Seridó, nascido em 1889 em Caicó, filhos de escravos, é o pioneiro no registro da identidade social da cultura seridoense. Ezelino registrou imagens de parentes e amigos e o cotidiano da sociedade da sua época, sendo uma rara coleção de famílias negras em figurinos de festa.



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários