terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Livros locais para o mundo ler

- Publicidade -
Onze livros digitais e uma revista impressa editados pelo Caravela Selo Cultural, que fazem parte do projeto Natal 420 Anos, chancelam os dez anos de existência desse selo editorial independente, criado em 2009 pelo editor José Correia Torres Neto. Ao longo de uma década foram 132 títulos editados, entre livros, revistas, seja em papel ou em plataforma digital. A coleção foi viabilizada por renúncia fiscal da Prefeitura de Natal através da Lei de Incentivo Djalma Maranhão e que contou com o patrocínio do Colégio CEI Romualdo Galvão.

Em dez anos, a Caravela Cultural publicou mas de 130 títulos, entre poesia, prosa e memória


Em dez anos, a Caravela Cultural publicou mas de 130 títulos, entre poesia, prosa e memória

“Essa coleção marca as comemorações dos 10 anos do Caravela Selo Cultural. Foi um tempo profícuo e de muito aprendizado. O mercado editorial do Estado é uma realidade, mas não podemos negar que temos ainda algumas dificuldades a ultrapassar. Mas estamos atentos às inovações tecnológicas e percebemos que as plataformas digitais têm sido uma alternativa para que os livros produzidos por nossos autores possam ser disponibilizados para o leitor. E é isso que queremos: incentivar a produção literária e contribuir para que o livro chegue ao leitor”, resumiu Correia, adiantando que as comemorações dos dez anos do Selo continuarão e que no próximo semestre, haverá novidades.

Para o escritor e jornalista Gustavo Sobral, autor de três das obras da coleção Natal 420 Anos (Autores Locais; A biografia de Oswaldo Lamartine de Faria e Memórias do Jornalismo do Rio Grande do Norte) esse trabalho é uma contribuição inegável para a cultura livresca da cidade, pela diversidade de temas e autores. “Mais um trabalho construtivo e perene do Selo que tem se mostrado uma fonte de publicações locais. Para os autores e organizadores do trabalho é uma forma, e a melhor forma, de trazer a público trabalhos que estavam na gaveta e um estímulo a continuar a produzir”.

Na opinião de Viltany Oliveira Freitas, autora da obra Cantos de bar: sociabilidade e boemia na cidade de Natal (1946-1960), a iniciativa do projeto é maravilhosa pois deu oportunidade aos autores de divulgarem suas pesquisas e enriquecer seus currículos. “A coleção dos 420 anos de Natal é um material que deixa registrado um pouco da história e da memória do Rio Grande do do Norte e da Cidade de Natal”. A autora do livro Gestão de Centros Históricos: uma avaliação da Política de Requalificação Urbana de Natal/RN, Daline Maria de Souza, afirmou que o projeto “ressalta a identidade local, a memória, o patrimônio histórico e cultural da cidade de Natal, além de representar uma importante fonte de pesquisa na atualidade, bastante acessível, tendo em vista sua publicação numa plataforma digital de excelente qualidade.

Todos os livros serão inseridos na biblioteca virtual da Prefeitura de Natal no endereço.

Livro registra memória do jornalismo

Pesquisador quase em tempo integral, Gustavo Sobral acaba de lançar, em parceria a jornalista Juliana Bulhões, um livro  que destaca o jornalismo so Rio Grande do Norte a partir de profissionais que atuaram nos dois principais jornais em circulação nas décadas de 1960 e 1970. “Memórias do Jornalismo no Rio Grande do Norte” integra o projeto de publicação de livros digitais Natal 420 anos da Caravela. No livro, constam longos depoimentos que revelam a biografia jornalística e que perpassam a história do jornalismo impresso e de todos aqueles que compunham as redações do Diário de Natal e Tribuna do Norte, dentre eles, João Batista Machado, Cassiano Arruda Câmara, Albimar Furtado, Vicente Serejo e Ana Maria Cocentino. A obra ainda conta com posfácio do jornalista e professor Emanoel Barreto. A edição recebeu a assinatura do jornalista e editor de publicações Helton Rubiano.
Série Natal 420
O Sertão de Oswaldo Lamartine de Faria: a biografia de uma obra – Gustavo Sobral

Além de xícaras: a construção do Café São Luís como lugar de memória de Natal (1950-1980) – Augusto Bernardinho de Medeiros

Auta Negra: uma voz feminina no Rio Grande do Norte oitocentista –  Genilson Azevedo de Farias

Autores Locais – Gustavo Sobral

Da formação Carioca à prática Potiguar: estratégias Projetuais na arquitetura residencial do arquiteto Moacyr Gomes na década de 1970 – Emanuelle Albuquerque de Oliveira Souza

Gestão de Centros Históricos: uma avaliação da Política de Requalificação Urbana de Natal/RN- Daline Maria de Souza

Cantos de bar: sociabilidade e boemia na cidade de Natal (1946-1960) – Viltany Oliveira Freitas

Natal – pântanos, miasmas e micróbios – Gabriel Lopes Anaya

Outra leitura do “outro lado”: o espaço da Zona Norte em questão – Josélia Carvalho de Araújo

Para além da moldura: o Julgamento de Frei Miguelinho e a construção de uma memória republicana (Natal 1906-1919) – Diego Souza de Paiva

Memórias do jornalismo no Rio Grande do Norte – Gustavo Sobral

Revista Potiguaçu de Anderson Gomes

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas