quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lojistas abrem convenção em Natal

- Publicidade -

Às vésperas do período de maior rentabilidade para o setor, foi aberta na noite de ontem a 53ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, no Centro de Convenções. Pela quarta vez, Natal sedia o encontro que, nesta edição, tem como tema “Craques no varejo, campeões na vida”. Até a próxima sexta-feira, mais de 4 mil pessoas participarão do evento. Pela primeira vez há representantes de todos os Estados do país. O objetivo da convenção é encontrar estratégias para melhorar o desempenho do comércio e trocar experiências com “cases de sucesso” que serão apresentados.

#ALBUM-3939#
De acordo com a secretaria de Estado da Tributação (SET), o comércio lojista é responsável por 26% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte. A expectativa é de crescimento para os próximos anos. “Prevemos que essa porcentagem chegue aos 30%”, disse o titular da SET, José Airton da Silva, presente ao evento.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL/RN), Marcelo Rosado, o evento será uma oportunidade para os participantes descobrirem potencialidades. Apesar de um crescimento abaixo do esperado no último mês, Marcelo acredita que o cenário vai mudar com as proximidades dos festejos de fim de ano. “É claro que existem os pessimistas, mas esses só fazem reclamar. Temos exemplos de empresas que estão lucrando cada vez. É preciso tirar aprendizado dessa diferença”, comentou.

O público que for ao Centro de Convenções nos próximos dias poderá conhecer histórias de sucesso. E a “prata da casa” será valorizada. “Teremos a participação de Flávio Rocha [Grupo Guararapes], Pedro Alcântara [Café Três Corações – antigo Café Santa Clara] e Glauber Gentil [O Boticário] que são exemplos de vitória e são daqui”, explicou Rosado. Na esteira das “palestras imperdíveis”, o presidente da CDL Natal, Amaury Fonseca, destaca as presenças da escritora e apresentadora Fernanda Young, o carnavalesco Paulo Barros e o ex-técnico da Seleção Brasileira, Felipão. “Aliás, Natal ganha, assim como Felipão, o tetra campeonato trazendo mais uma vez esse evento”, comparou.

Ainda de acordo com Fonseca, os festejos natalinos devem render boas compras no comércio natalense. A estimativa da CDL Natal é um aumento de 8% a 10% nas vendas em comparação com o ano passado. “Tivemos uma retração no mês passado, mas acreditamos que, com a injeção do décimo terceiro salário na economia, as pessoas vão às compras”, analisou.

O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro, afirmou que o evento acontece no momento em que o consumidor brasileiro está mudando o comportamento. “O consumidor está mais atento, mais exigente, mais conectado à internet. E isso será discutido nesse encontro”. Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomercio), Marcelo Queiroz, o evento é uma oportunidade de firmar parcerias. “É ótimo reunir essa quantidade de empresários em nossa cidade. São visitantes de todos os Estados, palestrantes de alto nível que vão conhecer Natal”.

A solenidade de abertura contou ainda com a participação de vários políticos. Entre eles, a governadora Rosalba Ciarlini, prefeito de Natal, Paulinho Freire, ministro da Previdência, Garibaldi Filho, além do deputado estadual Hermano Morais e presidente da Câmara de Vereaores de Natal, Edivan Martins.

A Convenção é uma realização da CNDL, FCDL/RN, Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), CDL Jovem e SPC Brasil. Para esta edição, o investimento  – próprio e de patrocinadores –  foi na ordem de R$ 3 milhões.

Bate-papo

Roque Pelizzaro, presidente da CNDL

Qual a importância de um evento como este?

As convenções da CNDL são marcadas pela capilaridade e participação marcante dos congressistas. Natal vive um momento importante porque, pela primeira vez, conseguimos reunir representantes de todas as partes do país. É um fato histórico.

E qual expectativa do comércio para este fim de ano?

O final de ano é a grande safra do comércio lojistas. Todo comércio vende, em todos os setores, diferente do que ocorre em outras datas comemorativas. O Natal deste ano será bom. Em termos comparativos, será melhor que o ano passado, mas não conseguiremos superior o índice comparativo de 2010 com 2011.

Com o advento das redes sociais e acesso a internet, o perfil do consumidor mudou?

A mobilidade social no país já maturou. Os consumidores já têm o televisor, sapato, geladeira, camisa bonita. Eles querem muito mais. Querem mais qualidade. A demanda reprimida deixa de existir. O acesso à internet faz com que o consumidor esteja mais atento e nós, comerciantes, precisamos estar atentos à esse novo consumidor. O segmento do varejo é composto por várias operações. Esse evento marca um período interessante, de forte mudança. O consumidor está mais atento. E é preciso atender esse público novo e o público antigo.

PROGRAMAÇÃO

Roteiro de palestras da 53ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

Quinta-Feira – Dia 15

09h – Abertura da plenária
09h15 – Palestra: Cases de Sucessocom Flávio Rocha (Grupo Guararapes/Riachuelo) e Pedro Lima (Grupo 3 Corações)
11h15 – Palestra: Rogério Mainardes (Grupo Positivo)
13h30 – Palestra: Renato Castro (Grupo Baumann);
14h30 – Painel de Franquias: Rita Ortega (Praquemarido), Glauber Gentil (Gentil Negócios) e Renato Claro (QiValor);
17h – Palestra: Luiz Felipe Scolari (Técnico de Futebol);

Sexta-Feira – Dia 16

09h15 – Palestra: Lourenço Bustani (Consultoria Mandalah);
10h30 – Painel Estratégias em Mídias Sociais: Cláudio de Oliveira (Totvs), Rodrigo Demétrio (Facile Facebook) e Fred Alecrim (Ponto de Referência);
12h15 – Palestra: Paulo Barros (Carnavalesco da Unidos da Tijuca);
14h20 – Palestra: Jussier Ramalho ((Jornaleiro Palestrante);
15h – Palestra: Fernanda Young – Encontro da Mulher Empreendedora (Escritora e apresentadora);
15h – Encontro Jurídico – Sala 02;
20h – Jantar de Encerramento

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas