terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Longe das rotas, lugar para chamar de aconchego

- Publicidade -

Em meio a uma das áreas urbanas mais movimentadas de Natal, onde a cidade se conecta com a zona norte e o trânsito é sempre intenso, está um espaço acolhedor, tranquilo e cheio de charme: o Machado Cafeteria & Buffet abriu em junho, no coração do tradicional bairro das Quintas, se propondo como uma opção diferenciada e fora dos roteiros habituais. A casa abre de quinta a domingo, e prioriza um atendimento personalizado sob reserva.

A cafeteria tem a ambientação de um gracioso bistrô. Em um espaço pequeno, para no máximo 40 pessoas, a decoração reúne móveis antigos, tapetes, espelhos, lustres, livros, flores, e miudezas charmosas. “Eu garimpei peças de vários lugares, como Minas Gerais e Gramado. Eu quis trazer esse clima para cá, como se fosse uma casa”, conta Nele Nelson Machado, que comanda a casa ao lado da irmã Azel Roberta Machado.

Nelson Machado e Azel Roberta se inspiraram nos cafés de Gramado
Nelson Machado e Azel Roberta se inspiraram nos cafés de Gramado

O sobrenome que batiza a cafeteria é uma homenagem ao patriarca da família, o chef e empresário Alfredo Machado da Silva. Um personagem que merece um capítulo na história da gastronomia natalense: começou administrando a cozinha da Casa do Estudante, em idos dos anos 50. A competência lhe rendeu um convite para cuidar da cozinha de um novo estabelecimento que marcaria os rumos turísticos de Natal: o Hotel Reis Magos. Machado foi o chef, ou melhor, Mestre Cuca, do local durante 10 anos.  Depois atuou em outros hotéis, da Cidade Alta à Via Costeira, e por fim se dedicou a eventos e festas.

Os filhos de Machado consideram a cafeteria como uma continuidade de seu trabalho. O negócio é totalmente família. O local foi  casa de uma tia de Nelson e Azel, reformada para ser o café. Os proprietários não negam que a localização causou reações diversas na clientela. “Sabemos que há preconceito com as Quintas. E por isso mesmo, quando as pessoas vêm e nos conhecem, ficam positivamente surpresas. Acabou sendo um diferencial para nós”, explica.

O menu é enxuto, combinando com a casa. De entradas tem o caldo verde com torradas, pastel da casa, e o coquetel Macha Du Van. Como refeições, três opções: filé flambado com purê, salada ao pesto e arroz à grega; camarão com salada, arroz com brócolis e batata gratinada; fricassê de frango com aspargo, salada tropical e arroz. Saladas: de camarão, carne, e frango. Como petisco, taça de camarão crocante ao molho.

Cafés coados à moda antiga, lanches e pratos da culinária clássica estão no menu

E claro, o café: sai expresso ou coado à moda antiga, para a alegria dos baristas de plantão. A casa trabalha com o café Betel, uma marca do sul de Minas Gerais com grãos para os paladares mais exigentes. Para acompanhar, combos de bolos, queijos, quiches, pastéis, pamonhas, A cafeteria Machado também dispõe de seu espaço para eventos, entre reuniões, confraternizações, casamentos pequenos, 1ª eucaristia, e aniversários. O legado do Mestre Cuca Machado pode ser saboreado por todos.

Serviço:
Machado Cafeteria & Buffet.
Rua Compositor José Luiz, 764, Quintas.
Aberto de quinta a domingo, das 11 às 22h.
Reservas pelo 3214-4002. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas