sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Louvor a Sanderson

- Publicidade -

Woden Madruga
[email protected]

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras realiza no final da tarde de hoje (às 17h30) a sessão do necrológio de Sanderson Negreiros, falecido em 19 de dezembro do ano passado. Ocupava a cadeira 40 (foi o primeiro ocupante, eleito aos 27 anos de idade) que tem como patrono o contista Afonso Bezerra.  A oração de louvor (necrológio) será proferida pelo acadêmico Armado Negreiros. Ao final da sessão, o presidente Diógenes da Cunha Lima declara vaga a cadeira 40, abrindo-se o prazo de inscrições dos candidatos à eleição do sucessor de Sanderson.  Nos meios acadêmicos já se fala na candidatura do professor Geraldo Queiroz, ex-reitor da UFRN, também escritor.

Eleito acadêmico, Sanderson Negreiros passou vários anos para tomar posse, o que aconteceu em 11 de dezembro de 1977, sendo saudado pelo acadêmico e escritor Nilo Pereira, ambos nascidos em Ceará-Mirim. Numa plaquete, publicada pela Fundação José Augusto, em 1987, juntando os discursos de Nilo Pereira e Sanderson Negreiros, Veríssimo de Melo (secretário da Academia por muitos anos), na apresentação, escreveu:

– A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras viveu, no dia 11 de setembro de 1977, uma das noites mais belas de Inteligência, com a posse do acadêmico Sanderson Negreiros na Cadeira n. 40. Saudou-o Nilo Pereira, – o que já diz quase tudo do que poderá ter sido o confronto do mais alto nível entre o Humanista e o Poeta-Filósofo ou o Filósofo-Poeta, como disse de Sanderson o próprio Nilo.

– Dois intelectuais da melhor estirpe do Ceará-Mirim, representativos de duas gerações, defrontaram-se com idênticas emoções diante da Poesia e dos mistérios existenciais e os mesmos nobres ideais de fraternidade.

– O discurso de Sanderson é uma meditação de sua condição humana. De suas perplexidades diante do mundo e do anseio de dar-se à amizade. Ou como ele mesmo disse: “… venho com as mãos também cheias, plenas, enriquecidas pelo dom de ser humano e lutar para nunca deixar de sê-lo”. Destacou a figura do seu patrono na Academia – Afonso Bezerra – fixando-se, com humildade, na nova condição de acadêmico – uma condição -, diga-se de passagem, para a qual passou doze anos relutando em aceita-la. ”

Veríssimo de Melo, conclui:

– Foi uma noite de não esquecer. Noite encantatória de Poesia, inteligência e saudade. Este é o nosso breve depoimento, testemunha que fomos, tantas vezes enlevados, do que ali assistimos: o milagre da sabedoria a serviço do Bem e da Cultura”.

Poesia
“Tardo, o trem. Sempre chegava tarde. / Esperava-o, atento / em minha angústia. /Nos vagões vinha o silêncio / e a vida. / Meus primeiros leitos viajores. / O suplício de sabê-los sofridos e trancados, /eles, / os doadores de viagens escuras. / Trem, domador da surpresa. / Setentrional” (Do poema “O quintal existia grave”, no livro “Os lances exatos”, o segundo publicado por Sanderson, 1967).

Chuva
No dia de São José choveu no Ceará e na Paraíba. Pelo boletim de ontem da Emparn não está claro se choveu no Rio Grande do Norte, pois as chuvas ali registradas aparecem como de uma acumulada de sábado, 17, até o amanhecer de ontem.

Os dados da Emparn apontam uma boa chuva de 32 milímetros em Santana do Matos, seguida de 9 em Apodi, 6 em São Fernando, 5 em Caicó.  A informação que temos é que esta chuva de Santana do Matos foi no domingo. Na noite do sábado, dos alpendres do Potengi, foram vistos relâmpagos naquela direção.

No Cariri
A boa notícia vinda do Ceará é que voltou a chover bem na região do Cariri. A Funceme registra ocorrências em vários municípios. A maior chuva na região foi no município de Aurora, 36 milímetros, Juazeiro do Norte, de Padim Ciço, 30, Mauriti, 22, Umaria, 19, Abaiara, 18, Crato, 13. A maior chuva foi em Santa Quitéria, região do Sertão Central, 40 milímetros.

As chuvas de ontem na Paraíba foram em Souza, 25, Pombal, 10, Aparecida, 7,8 e Marizópolis, 3,8. Todas no Alto Sertão.

Na Missa Vários políticos estiveram ontem em Angicos para participar da missa de São José, seu padroeiro, celebrada pelo arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Lá estavam os senadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia.

Segurança
Deu na Coluna do Estadão (jornal Estado de S. Paulo), de ontem:

– A última pesquisa do Ibope encomendada pelo governo mostrou que o índice de aprovação à intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro caiu de 80% para 71%. O dado é de sexta-feira.

– No governo a avaliação é que o índice volte a crescer com a prisão dos bandidos que executaram a vereadora Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes. Os que desaprovam a intervenção somam 23%.

Livro
Anote em sua agenda:

Quinta-feira, 22, a partir das 18 horas, no Temis Clube Balcão Bar, tem o lançamento do livro de Luiz Gonzaga Cortez, “Pequena História do Integralismo no RN”. Trata-se de uma segunda edição, revista e ampliada. A primeira saiu em 1986, com prefácio do doutor Otto de Brito Guerra. O prefácio desta edição é do professor Carlos Roberto de Miranda Gomes.

O livro é editado pelo Sebo Vermelho.

Caravana
A Caravana de Escritores Potiguares chega hoje à cidade de Nova Cruz. O projeto tem como objetivo difundir a literatura norte-rio-grandense em conversas com professores e estudantes dos municípios visitados.

Fazem parte da caravana: Carlos Fialho, Damião Gomes, Chumbo Pinheiro, Francisco Martins, Oreny Junior e Thiago Gonzaga. O encontro será a partir das 13h30 no Salão da Secretaria Municipal de Assistência Social.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas