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Lufthansa deixa de operar no Rio Grande do Norte

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Margareth Grilo
Editora Executiva
Tales Lobo 
Repórter
A Lufthansa Cargo, companhia  aérea alemã responsável pelo transporte semanal de frutas do Rio Grande do Norte para a Europa, deixará de operar pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Esta é a última semana de atuação da empresa no Estado. A Lufthansa passará a utilizar o Aeroporto Internacional de Recife a partir da terça-feira, dia 21 de julho. A interrupção no transporte de cargas foi confirmado à TRIBUNA DO NORTE pelo diretor da Lufthansa no Brasil, Cleverton Holtz Vighy, e pela assessoria da Inframerica, consórcio que administra o terminal. Por voo, a Lufthansa transportava  cerca de 60 toneladas, principalmente de pescado e frutas (melão e mamão). 
No 1º semestre, Lufthansa transportou para a Europa, em média, 120 toneladas de frutas e pescado
#SAIBAMAIS#“Após cinco anos de operação regular em Natal, exceto pelo hiato durante a obra de ampliação na pista – em setembro de 2017 – teremos neste sábado próximo, 18 de julho nosso último voo regular em Natal”, afirmou Cleverton Vighy. A companhia operava dois voos cargueiros regulares, por semana, no terminal com aeronaves dos modelos 777 e MD11,que têm capacidade para transporte de 100 toneladas. De acordo com o diretor da Lufthansa no Brasil, no primeiro semestre deste ano, a movimentação média chegou a 120 toneladas semanais para a Europa. Ou seja, perto de 2.400 toneladas no período.
“A transferência se dá”, diz o diretor da Lufthansa no Brasil, “pela baixa oferta de serviço das ESATAs (Empresa de Serviço Auxiliar de Transporte Aéreo) no aeroporto, inviabilizando a continuação da operação e não está relacionada diretamente a concessionária do aeroporto”. As agências auxiliares de carga aérea executam os serviços de rampa e de pista nos aeroportos, de hotelaria e demais serviços conexos à navegação aérea ou à infraestrutura aeronáutica, fixados, em regulamento, pela autoridade aeronáutica. No Recife, os pousos ocorrerão às terças e sábados.
A inframérica informou que “a saída da Lufthansa foi uma decisão exclusiva da empresa” e que “a crise no setor gerada pela pandemia também foi responsável pela decisão da companhia”. Em resposta aos questionamentos da TN o consórcio respondeu que “o Terminal de Cargas do Aeroporto de Natal é totalmente novo e moderno, mantendo os mais altos padrões de armazenamento e operação” e que “o Terminal de Cargas de Natal possui todos os requisitos técnicos e autorizações da Anvisa, Anac e de órgãos internacionais para funcionar. Recentemente o terminal de cargas recebeu nova validação do FDA americano”.
A Inframerica afirmou ainda que “a crise que o setor aéreo vem enfrentando durante a pandemia do coronavírus afetou também o fluxo de passageiros e cargas do Aeroporto de Natal. Mas estamos otimistas. Acreditamos que em breve vamos voltar com novas operações e quem sabe a Lufthansa volte a operar aqui”.
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