sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Lula demonstra que está confiante na eleição do candidato petista

- Publicidade -

Rio de Janeiro (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou clara ontem a confiança de que vai eleger seu sucessor em 2010. Em discurso durante inauguração do Ginásio Esportivo e Cultural Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira, Lula anunciou que o governo vai lançar a segunda parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2011 – quando ele não estará mais na Presidência.

“Em 2011, nós vamos apresentar um novo PAC até 2015. E aí cada governador e cada prefeito será convidado a Brasília para sentar com a ministra Dilma e preparar a prioridade”, discursou o presidente.

Lula anunciou a segunda etapa do programa como resposta a moradores de outras comunidades, como Complexo do Andaraí e Complexo do Lins, que exibiram faixas e cartazes pedindo obras em suas áreas. “Os companheiros podem ficar tranquilos, que certamente estarão na próxima proposta do PAC”, prometeu.

Em entrevista coletiva, Lula esclareceu que a reunião da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com governadores e prefeitos será em janeiro ou fevereiro de 2010, a tempo de as obras serem incluídas no Orçamento da União de 2011.

“Para que quem comece a governar tenha as obras prioritárias bastante definidas e a máquina não parar”, destacou “Aprendemos a fazer obras com o PAC 2007-2011 e vamos aprender mais ainda no PAC 2011-2015. É importante que os governadores definam as obras, para que a gente comece 2011 com um novo PAC”.

Questionado sobre a falta de asfalto para as estradas incluídas no PAC, o presidente afirmou que é um “bom problema”, decorrente do excesso de demanda. “De certa forma, fico até feliz”, respondeu. “Existe demanda maior que a oferta. Esse problema vai se apresentar. Temos de produzir mais asfalto, mais telha, mais tijolo. O Brasil não estava habituado com um programa para fazer 1 milhão de casas, a fazer saneamento básico”, completou.

Lula voltou a comparar dados de seu governo com o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Só para vocês terem ideia, em 2002, todo o dinheiro gasto com saneamento básico significou R$ 262 milhões no Brasil inteiro. Nós temos mais de R$ 400 milhões só em uma favela do Rio de Janeiro. Multiplicamos por 50, por 100. Essa demanda forte que está acontecendo vai exigir que o Brasil dê um salto de qualidade na produção das coisas necessárias para construir as estradas, as ferrovias, as casas e os viadutos que estamos construindo no Brasil”, disse.

Alcione

Pré-candidata do PT à Presidência, Dilma também estava presente na inauguração do ginásio. Acompanhou baixinho as duas músicas interpretadas pela cantora Alcione e aplaudiu as apresentações da bateria e do casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba. Também compareceram os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Comunicação Social, Franklin Martins, além do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, entre políticos e secretários do município e do Estado.

Serra rejeita sugestão para antecipar escolha de candidato

São Paulo (AE) – O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), rejeitou ontem mais uma vez a ideia de antecipar para este ano a definição do candidato tucano à Presidência da República em 2010. O governador mineiro Aécio Neves, que disputa com Serra a vaga do PSDB para a disputa presidencial, voltou a pressionar na terça-feira (27) para que a decisão saia até dezembro. Aécio ameaça anunciar uma candidatura ao Senado em janeiro.

Serra só quer fechar a questão em março e tentou hoje (28) novamente mostrar tranquilidade diante do cenário. “Eu tenho nervos de aço em política”, afirmou, ao ser questionado sobre a sua autodeclarada impaciência. Na segunda-feira (26), na gravação do programa da apresentadora Hebe Camargo, no “SBT”, o governador disse que ser impaciente é seu pior defeito. Hoje (28), apressou-se em esclarecer. “Minha impaciência é com fila de elevador e de banheiro de avião”.

José Serra justificou o silêncio sobre a definição do PSDB para a Presidência com o argumento de que o cenário eleitoral para 2010 ainda está indefinido. “Você sabe se o Ciro (Gomes, deputado federal do PSB) será candidato? A Dilma declarou-se candidata? Então, por que essa ansiedade? Não tem nada definido no Brasil. Não há necessidade de definir porque é muito cedo”, disse o governador, após evento para a assinatura de um empréstimo de 100 mil dólares com o Banco Mundial, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas