quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Lula faz defesa do meio ambiente nos Estados Unidos

- Publicidade -

EVENTO - Presidente Lula abriu ontem a 62ª Assembléia da ONU Nova York – Depois de ter usado as viagens bilaterais para falar a  varejo do programa brasileiro dos biocombustíveis, o presidente Luiz Inácio  Lula da Silva aproveitou ontem a platéia especial da abertura da 62ª Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) para fazer uma pregação no atacado: diante de  representantes de 192 países, o presidente vinculou a produção de etanol e biodiesel  à preservação ambiental. Disse que é “plenamente possível combinar biocombustíveis,  preservação ambiental e produção de alimentos”, e anunciou que “o Brasil pretende  organizar em 2008 uma conferência internacional sobre biocombustíveis”. 

O presidente lembrou que o Brasil sediou em 1992 a conferência da ONU sobre  meio ambiente e desenvolvimento, a Rio-92, propôs uma avaliação “do caminho  percorrido” e acrescentou que é preciso “estabelecer novas linhas da atuação”.  Para isso, sugeriu ao plenário da Assembléia Geral a realização, em 2012, de  uma nova conferência mundial. “O Brasil se oferece para sediar a Rio+20”, disse,  fazendo alusão o fato de que a nova conferência aconteceria 20 anos depois da  Rio-92.  Lula também aproveitou a reunião para mandar um recado sobre a Amazônia. Depois  de citar o trabalho do governo para preservar a floresta, afirmando que o desmatamento  “foi reduzido a menos da metade” , o presidente avisou que não aceita intromissões  nas políticas públicas para a região: “O Brasil não abdica, em nenhuma hipótese,  de sua soberania e nem de suas responsabilidades sobre a Amazônia”. 

A defesa dos biocombustíveis e a convicção de que a produção de etanol não compromete  a produção de alimentos foram uma resposta às críticas que vem recebendo de  presidentes como Hugo Chávez, da Venezuela, e Fidel Castro, de Cuba, que condenam  o uso de áreas agricultáveis para plantar cana e outras plantas usadas na produção  de álcool combustível.   “O problema da fome no planeta não decorre da falta de alimentos, mas da falta  de renda que golpeia quase um bilhão de homens, mulheres e crianças”, disse  Lula. “A cana-de-açúcar ocupa apenas 1% de nossas terras agricultáveis”, exemplificou.  Ao dizer que os biocombustíveis podem ser muito mais do que “uma energia limpa”,  o presidente acrescentou que para “mais de uma centena de países pobres” da  América Latina, da Ásia e, sobretudo, da África, o etanol “pode propiciar autonomia  energética, gerar emprego e renda e favorecer a agricultura familiar”. E acrescentou  que o Brasil dará, como exemplo,  “todas as garantias sociais e ambientais à  produção de biocombustíveis”.   Lula abriu o discurso fazendo uma pregação radical contra  a “cobiça irrefletida”, a necessidade de mudar o “modelo de desenvolvimento”  e de por fim à “relação irresponsável com a natureza” – sem isso, afirmou, o  mundo pode viver uma “catástrofe ambiental e humana sem precedentes”.

Ban alerta líderes sobre aquecimento

Washington – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas  (ONU), Ban Ki-moon, alertou ontem os líderes mundiais para “uma  série de enormes desafios” que o mundo enfrentará em 2008, ressaltando a importância  do combate ao aquecimento global.  Ban disse que é necessário se criar “um clima generalizado de mudanças” dentro  da própria ONU para lidar com o número crescente de problemas que demandam uma  ação coletiva.

“São problemas que não respeitam fronteiras e por isso os países,  sejam grandes ou pequenos, pobres ou ricos, não podem resolvê-los sozinhos.”

“Acredito que o ano que vem será um dos mais desafiadores da nossa história”,  afirmou Ban. “Mas, tenho certeza de que, juntos, nós podemos fazer com que ele  seja um dos mais bem-sucedidos.

Precisamos nos preocupar menos com a retórica  e dar mais atenção aos resultados, em maneiras de obtê-los na prática.”  O aquecimento global também foi o foco de vários líderes que participaram de  uma sessão ministerial na assembléia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas