quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Lula não quer muro na fronteira com o Paraguai

- Publicidade -

Brasília (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada ontem nos jornais paraguaios “La Nación” e “Ultima Hora”, que a Receita Federal está proibida de continuar as obras de um polêmico muro na fronteira de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este, supostamente para impedir o contrabando de produtos eletrônicos e cigarros. “Muro não vai ter. Muro, chega o de Berlim, chega o do México, agora, com os Estados Unidos, chega o da Faixa de Gaza”, disse. “Não queremos muro.”

Às vésperas da viagem a Assunção, onde estará neste domingo (20), Lula aproveitou a entrevista realizada ontem no Planalto para negar que irá fazer uma oferta de US$ 4 bilhões de compra da parte paraguaia da Usina Hidrelétrica de Itaipu, construída nos anos 1970. No início da semana, o Itamaraty já havia negado a notícia divulgada na imprensa brasileira. O presidente deixou claro também, na entrevista, que acha “complicado” alterar o tratado entre os dois países que definiu o uso da produção de Itaipu, assinado em 1973.

A imprensa de Assunção critica a falta de interesse do governo brasileiro de não atender pedidos do Paraguai, como o aumento no valor da energia excedente do Paraguai. O jornal “La Nación” destacou ontem que “Lula lanza contraoferta para no renegociar Itaipú”. O presidente não deu garantias de que o Brasil esteja disposto a aumentar o preço da energia excedente, que pelo acordo de construção da usina tem direito a 50% da produção. O Paraguai só consome 5% dessa energia.

Lula, na entrevista, ressaltou que o Brasil quer ajudar o país vizinho a construir linhas de transmissão e aprovar um fundo de desenvolvimento voltado para as nações do Mercosul. “O que precisamos discutir nesse momento é como ajudar o Paraguai a ter um crescimento econômico vigoroso, possa se industrializar e ter uma agricultura moderna.”

Na próxima segunda-feira, Lula e o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, vão inaugurar mais duas turbinas de Itaipu, que agora passa a operar com 20 turbinas. A capacidade de geração de energia da usina passa de 12,6 mil MW para 14 mil MW. Lula embarca domingo para Foz do Iguaçu, onde ficará no Hotel Cataratas e à tarde, ele embarca para Assunção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas