quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lula nomeia novo ministro para o STF

- Publicidade -

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá se tornar  em breve o recordista no período democrático em indicações para o Supremo Tribunal  Federal (STF). Desde que tomou posse até abril, Lula deverá nomear 7 dos 11  ministros do STF.

Ontem o governo anunciou a escolha do quinto ministro indicado por Lula,  o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Enrique Ricardo Lewandowski.  Antes dele, o presidente nomeou Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa  e Eros Grau. Em março, a sexta vaga deverá surgir com a aposentadoria do atual presidente  do STF, Nelson Jobim. Ele tentará retornar à vida política depois de nove anos  de Supremo. Antes de ser indicado para o tribunal pelo ex-presidente Fernando  Henrique Cardoso, Jobim foi deputado federal pelo PMDB gaúcho e ministro da  Justiça do governo tucano.A sétima vaga poderá ser aberta em abril, com a esperada aposentadoria do decano  do STF, Sepúlveda Pertence. Ele ainda poderia ficar no tribunal até 2007, quando  completará 70 anos. Mas tem dito a interlocutores que está cansado e pretende  deixar o Supremo.  

Tantas nomeações preocuparam a comunidade jurídica, que passou a temer uma  cooptação da instância máxima do Judiciário pelo Planalto. Nomes de petistas  com militância jurídica, como o ex-ministro da Educação Tarso Genro, e do deputado  Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), com forte apoio no palácio, acabaram desgastados  e eliminados da lista de Lula.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas