quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lula participa de reuniões do G15 no Irã e fecha acordos

- Publicidade -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra sua visita ao Irã, no próximo dia 17, ao participar de uma reunião do chamado G15 – que reúne os países não alinhados -, em Teerã. Um dos assuntos que deve predominar nas discussões é o debate internacional sobre o desenvolvimento do programa de energia nuclear iraniano. Antes, porém, Lula deverá assinar uma série de acordos bilaterais em áreas como agricultura, etanol, medicamentos e tecnologia.

Na reunião do G15,  além de Lula e do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, representantes de mais 16 países estarão presentes: Argélia, Argentina, Chile, Egito, Índia, Indonésia, Jamaica, Quênia, Nigéria, Malásia, México, Peru, Senegal, Sri Lanka, Venezuela e Zimbabwe. O Irã entrou para o grupo durante a Cúpula dos Não Alinhados, em 2006, em Cuba.

Lula viaja no próximo dia 15 para o Irã. Ele ficará dois dias em Teerã e segue acompanhado por uma comitiva de ministros e empresários. De acordo com o embaixador, vários atos de cooperação serão firmados durante a visita. “Eu acredito e tenho esperança de que a viagem de Lula vai gerar grandes avanços para o bem-estar e desenvolvimento na promoção de várias atividades dos dois países e também no sentido internacional”, disse ele.
 
Os acordos envolvem as mais diversas áreas: agricultura, técnica, meio ambiente, veterinária, esportes, estandes industriais, de turismo, de políticas industriais, de energia, eletricidade, geologia, de produção de etanol, de comunicação, de produção de medicamentos, de mineração, entre outros.

“O presidente Lula é um líder valioso mundial. No Irã, estão sendo feitos todos os esforços para dar uma recepção calorosa a ele. A população iraniana e o governo do Irã têm um grande afeto pelo presidente Lula e pela população brasileira”, disse o embaixador. 

No mês passado, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, visitou o Irã acompanhado por uma comitiva de 86 empresários brasileiros. Do Brasil, os iranianos se interessam principalmente pela carne bovina, o frango inteiro com menos de 1 quilo, milho, açúcar de cana, farelo e óleo de soja. Tem aumentado também o  interesse pelo etanol e a construção civil.

No ano passado, as exportações brasileiras para o Irã totalizaram US$ 1,2 bilhão. Comparando com 2008, quando as vendas externas foram da ordem de US$ 1,1 bilhão, aumentaram 7,5%. As exportações para o mercado iraniano representaram 0,8% do total exportado pelo Brasil no período.

Os iranianos sofrem com uma elevada inflação, que no ano passado registrou 18%, e a falta de emprego formal, com a maioria dos empregados no mercado informal. Também há queixas sobre o programa interno de subsídios domésticos para alimentos e combustíveis. Para o cidadão comum, o nível de vida no país é considerado elevado, segundo especialistas.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas