segunda-feira, 13 de maio, 2024
25.1 C
Natal
segunda-feira, 13 de maio, 2024

Lula pede ajuda a Renan Calheiros

- Publicidade -

Brasília (AE) – Preocupado com o agravamento da crise política, depois das denúncias do caseiro Francenildo dos Santos Costa, mais conhecido como “Nildo”, contra o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para uma conversa reservada na noite de segunda-feira (20). Segundo um petista com trânsito no governo, além de ouvir Calheiros sobre o PMDB e a candidatura presidencial do ex-secretário de Governo e Coordenação do Estado do Rio Anthony Garotinho, Lula fez um apelo para que ele ajude a acalmar os ânimos no Senado, onde os líderes da insistem em derrubar Palocci.

O mesmo petista afirma, sem titubear, que não é a solidariedade que explica a ofensiva de ministros e do PT em favor da manutenção dele no cargo até 31 de dezembro. Segundo o parlamentar, setores da administração federal e do partido acreditam que a crise se aproxima muito do gabinete presidencial e temem o efeito negativo dela sobre o desempenho pessoal do presidente nas pesquisas eleitorais. Eles avaliam que Palocci se indispôs demais com o Ministério Público (MP) de São Paulo e que precisa do cargo para manter o foro privilegiado de julgamento.

“Fora do governo, Palocci toma uma prisão temporária e as imagens fortíssimas dessa prisão na campanha presidencial vão derrotar o Lula”, resume o petista.  Diante do apelo presidencial, Calheiros recebeu líderes do governo e da oposição para pedir prudência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas