quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Lula renova a promessa de fazer a transposição

- Publicidade -

CAMPANHA - Lula discursa  no Largo do Machadão e lamenta “dificuldades”A três meses do fim do atual governo e a pouco mais de 15 dias das eleições, o presidente Luís Inácio Lula da Silva renovou em Natal uma antiga promessa de campanha: a transposição de águas do rio São Francisco. O presidente admitiu que encontrou dificuldades para executar o projeto prometido há quatro anos. “O projeto está pronto, inúmeras audiências públicas foram feitas, mas uma parcela da elite que se acha dona do rio São Francisco não quer. É essa mesma elite que abre a geladeira e bebe água francesa que não quer trazer água para o semi-árido do Nordeste”, destacou o presidente.

No discurso, Lula ainda fez uma homenagem às mulheres, lembrando a lei sancionada que torna crime a violência contra a mulher.” Antes, bater em mulher era punido com a doação de uma cesta básica, agora é com três anos de cadeia. A mão serve para o trabalho, para acariciar nossos filhos, mas também para dar carinho nas nossas parceiras.”

Durante os 35 minutos em que falou para um público estimado em 20 mil pessoas (a expectativa era de 50 mil pessoas), o presidente candidato à reeleição tentou responder às críticas feitas pelo candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. “Não vou falar mal de ninguém, vou falar bem dos nossos companheiros. Quem tem companheiro não fala mal de ninguém. Do outro lado está o pessoal que não aprovou o Fundeb e a lei das micro e pequenas empresas”, destacou. O presidente disse que está se inspirando na paciência de Juscelino Kubistchek para não responder as críticas feitas contra ele. “Preciso de tranqüilidade para cumprir os compromissos que fiz com o povo brasileiro. O que mais machuca eles (os adversários) é comparar os anos deles com os 42 meses do nosso Governo. Não tem comparação”.

Ainda tentando atacar o que classificou de “elite política”, Lula disse que esse grupo não valoriza o pobre, mas no governo dele é prioridade porque “saco vazio não se põe em pé”.

Lula lembrou da postura adotada por ele antes de se eleger presidente, em que defendia a saída do FMI. “Mas quando cheguei (à Presidência), vi que o Brasil não tinha reserva. E ano passado disse ao FMI que não precisava mais dele. Agi como um presidente de país grande, de um país que tem boas relações internacionais”, completou.

O presidente estimou que o Brasil fechará 2006 com 136 bilhões de dólares em exportação, 76 bilhões d dólares em reserva e 47 bilhões de dólares de saldo positivo.

Durante o primeiro comício do presidente Lula no Rio Grande do Norte nesta campanha, a governadora Wilma de Faria convocou o presidente para encampar o programa “Água para Todos”. O prefeito Carlos Eduardo lembrou que “Natal é uma cidade libertária e indomável. E esse é o presidente (Lula) do Bolsa Família, da Luz para Todos. Somos parceiros do Governo nos projetos sociais e estamos apoiando a obra da construção da ponte Forte-Redinha”, completou Carlos Eduardo. O candidato à reeleição senador Fernando Bezerra, candidatos a deputado federal e estadual estiveram presentes na concentração montada para o presidente Lula.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas