quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Lula tem avaliação positiva

- Publicidade -

São Paulo – Ao completar cem dias de seu segundo mandato, o presidente  Luiz Inácio Lula da Silva teve, ontem, boas razões para comemorar: embora  a violência não dê sinais de diminuir e o apagão aéreo desorganize a vida dos  cidadãos, seu prestígio pessoal e o do governo junto aos eleitores continua  a aumentar. Uma nova pesquisa nacional CNT/Sensus mostra que Lula é aprovado,  pessoalmente, por 63,7% do eleitorado – seu melhor índice desde fevereiro de  2006 – e a avaliação positiva de seu governo chega a 49,5%, o terceiro melhor  resultado de 51 meses no poder.  

Encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, a pesquisa informa,  ainda, que para 54,8% dos entrevistados o segundo mandato de Lula vai ser melhor  que o primeiro. Para o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, esses bons números  têm relação “com a economia equilibrada, o processo de geração de empregos,  o aumento na renda e fatores como o Bolsa-Família”.  Ao que o cientista político Carlos Melo, do Ibmec-SP, acrescenta: “A questão  está em torno da imagem do Lula, que aparece como aquele que está tentando fazer  as coisas darem certo. As ações sociais, como o Bolsa-Família, parecem anular  os efeitos perniciosos de outras políticas do governo.”  

A tese é compartilhada pelo cientista político e professor da Universidade Federal  de Minas Gerais (UFMG), Fábio Wanderley Reis. De acordo com ele, a pesquisa  sugere que a reeleição de Lula teve um impacto mais forte no eleitorado do que  eventuais dificuldades que tenham sido enfrentadas, como a crise política de  2005.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas