sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Lutador potiguar treina para o Campeonato Europeu

- Publicidade -

O Rio Grande vive uma grande fase no mundo das lutas. Além de muito bem representado no MMA, o jiu-jitsu não fica por baixo quando o assunto é rendimento. Um dos principais nomes do RN nas competições nacionais e internacionais é o atleta de Goianinha Fernando Braga, 25 anos, faixa roxa na modalidade da categoria até 64 kg. O atleta será um dos responsáveis por tentar trazer a medalha de ouro no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2012, em Lisboa, Portugal. Desta vez, Fernando lutará na divisão de atletas até 70 kg.
O atleta de Goianinha Fernando Braga tem se destacado e parte para conquistas fora do Brasil
O competidor treina duro para superar o melhor resultado que conquistou na disputa. Em 2009, Braga foi vice-campeão do Europeu, também na capital lusa. No mesmo ano, emendou resultados que o consagraram nas lutas. No tatame, foi bicampeão do Panamaericano em Salvador, campeão da Copa Internacional de jiu-jitsu na França e primeiro lugar na Copa Suíça, disputada em Lausanne, todas travadas na categoria Pluma Azul para atletas até 64 quilos.

Agora, o lutador está na fase de preparação para a competição no velho continente. Para isso, trabalhou em duas etapas. No primeiro momento cuidou da alimentação priorizando carboidrato, proteínas, frutas e verduras, além de tomar bastante líquido. A partir desta semana, Fernando Braga voltou a treinar pesado pensando no primeiro lugar do campeonato europeu.

“Para não perder o ritmo de treinamento estava trabalhando em Goianinha com outros atletas que são mais pesados do que eu. Isso faz parte da preparação e é muito bom para mim. Vou buscar o resultado em 2012, já que em 2009 fui vice-campeão. Estou mais maduro e vou mais confiante para trazer o título para Goianinha e para o Rio Grande do Norte”, planejou.

O lutador comentou ainda que a agenda para 2012 está completa, mas pensa em uma competição por vez. “Já estou classificado para várias disputas em 2012, mas meu foco é o Europeu, que é um campeonato de nível muito alto, no qual participam atletas muito duros e experientes. Tudo isso conta para eu não perder o foco”, completou o faixa roxa.

Fernando Braga começou a praticar a arte suave em 2009, quando tinha apenas 20 anos. Nos primeiros meses, Fernando revelou que chegou a treinar até nove horas dividias em três vezes por dia. Os resultados do emprenho e de muito suor vieram rápido. Em apenas 20 dias de lutas participou do Campeonato Norte-Nordeste em Fortaleza e após três combates conseguiu o terceiro lugar na competição. Agora, com cinco anos e seis meses de treinos, o lutador acumula um cartel invejável. Fernando já foi bicampeão Panamericano, 1º lugar no Estadual do RN, campeão Norte-Nordeste em Recife, campeão do sudeste, competição disputada na Barra Funda, em São Paulo, campeão Sulamericano do Mercosul e campeão mundial de jiu-jitsu.

Fernando trabalhava como funcionário do município como professor de educação física, mas uma reunião mudou tudo. “Tive uma reunião com o prefeito e expliquei a ele que precisaria de mais tempo para me dedicar aos treinos e levar o nome de Goianinha para onde ele merecia. Foi então que passei a ser patrocinado, tranquei a faculdade de pedagogia, construí minha própria academia e depois disso tudo melhorou. Passei a me dedicar em tempo integral ao esporte com o auxílio do meu professor Marcelo Caneta e do meu preparador físico, Antônio Carlos. Agora pretendo crescer para trazer mais títulos para o Estado e para a minha cidade”, disse.

“Os patrocínios são muito importantes porque permitem que nós atletas possamos nos dedicar em favor do rendimento. Por isso meu agradecimento em quem confia em mim como a Prefeitura de Goianinha, Tacom Redecon, Academia Lisboa Fitness, Academia FBBJJ, Kel Modas, Banda Tikatá, Black Belt e DMC”, encerrou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas