quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Luxemburgo assina e é novo técnico do Flamengo

- Publicidade -

Após dois dias de negociações, Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Flamengo. O clube ainda não divulgou o acerto oficialmente, mas o treinador já disse sim.

Vanderlei Luxemburgo já comandará o treino desta tarde, no Ninho do Urubu. Ele volta ao Flamengo após 15 anos para tentar, finalmente, fazer sucesso em seu time do coração e impedir que o time caia para a Série B do Brasileiro – no momento, é o 15º, com 30 pontos. Luxemburgo deixou a Atlético-MG no 18º lugar, com a pior defesa do torneio – 45 gols sofridos. Em 24 jogos, conquistou 21 pontos, um aproveitamento de 29,1%.

Essa será a terceira vez que o treinador comandará a equipe rubro-negra. Como jogador, defendeu as cores do clube entre 1971 e 1978. A relação de Luxa com o Fla começou cedo, ainda na infância, uma vez que ele sempre assumiu ser torcedor do clube. Profissionalmente, entretanto, teve início quando Vanderlei tinha apenas 19 anos e chegou à Gávea no início da década de 70.

Conflitos com o Baixinho

Apesar de jogar pelo Flamengo durante oito anos, a passagem mais marcante de Luxemburgo pelo clube aconteceu em 1995. Naquele ano, foi contratado pelo recém-empossado Kleber Leite, a peso de ouro e com fama de treinador moderno, após conquistar os bicampeonatos brasileiro e paulista pelo Palmeiras em 1993 e 1994.

Na Gávea, porém, encontrou uma estrela maior: Romário desembarcou na clube no mesmo mês em que era eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Além dele, Luxemburgo contava no elenco com estrelas como Sávio e Branco. Nos primeiros meses, parecia que daria certo. A conquista da Taça Guanabara, com três gols do Baixinho na decisão contra o Botafogo, dava indícios de que o Flamengo voltaria a seus grandes dias glórias. Mas o título foi o único do curto período do técnico no clube.

Na decisão do Estadual, o Flamengo jogava pelo empate contra o Fluminense. Saiu atrás, sofrendo dois gols no primeiro tempo, mas conseguiu reagir e empatou na segunda etapa. Minutos antes do final da partida, porém, Renato Gaúcho e sua barriga entraram para história e tiraram o caneco que era dado como certo na Gávea no ano do centenário do clube.

O fracasso foi demais para dois gigantes egos como Romário e Luxemburgo. Discutiram, trocaram farpas pela imprensa e o treinador saiu derrotado na queda de braço com o atacante, maior nome do Rubro-Negro na segunda metade da década de 90. Semanas depois da derrota para o Fluminense, sete meses após ser anunciado pelo clube, o técnico era demitdo durante a disputa da Copa dos Campeões Mundiais em Brasília.

Em várias oportunidades, Luxemburgo já se mostrou arrependido. Para o treinador, sua falta de experiência para conduzir a situação o atrapalhou na Gávea. A mesma opinião é dividida por Romário, seu principal desafeto na época. Para o Baixinho, que aprova o retorno de Luxa, os problemas entre os dois já estão resolvidos.

Menos balada e polêmica, porém igualmente discreta nos gramados, foi a primeira passagem de Luxemburgo como treinador do Flamengo. Em janeiro de 1991, assumiu o clube após a conquista da Série B e do Campeonato Paulista pelo, até então desconhecido, Bragantino. Era o primeiro clube grande da vitoriosa carreira de Vanderlei. Levou o time ao 9º no lugar no Campeonato Brasileiro e caiu no início do Estadual, após empate por 1 a 1 com o Itaperuna. Na ocasião, Carlinhos assumiu e levou o Rubro-Negro aos títulos Carioca (91) e Brasileiro (92).

Três títulos como reserva

A relação entre o treinador e Flamengo, no entanto, começou muito antes da década de 90. Mais precisamente em 1971, quando o então lateral-esquerdo desembarcou na Gávea com 19 anos. A estréia aconteceu no ano seguinte, no empate sem gols contra o Santa Cruz, em amistoso, no Arruda. Na ocasião, começou como titular, e foi testado na vaga do consagrado Rodrigues Neto.

Mas o grande concorrente de Luxa na Gávea foi Junior, considerado um dos maiores laterais da história do futebol mundial e, com certeza, o maior lateral da história do Flamengo. Por sua vez, o atual técnico conquistou três Campeonatos Cariocas no clube, mas pouco teve oportunidades como titular. No total, foram 153 jogos e 9 gols com a camisa rubro-negra.
 
* Fonte: G1

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas