sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Luz no fim do túnel?

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

A prévia do Produto Interno Bruto (PIB), do Banco Central, supera as expectativas de analistas e avança 0,36% em fevereiro em ralação a janeiro. O Índice de Atividade Econômica do BC contraria a expectativa de analistas que esperavam uma retração de 0,20%. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária. No dia 27 de março, o IBGE revelou que o PIB de 2014 fechou em leve alta de 0,1%. Foi o pior resultado para a economia desde a queda de 0,2% em 2009, auge da crise econômica mundial. Agora a prévia pode estar apontando que já apareceu uma luz no fim do túnel.

INFLAÇÃO
O governo ainda precisa reduzir a inflação e equilibrar as contas públicas. A inflação pelo IGP-10, por exemplo, acelerou para 1,27% em abril, contra 0,83% em março. Ao todo, seis das oito classes de despesa recuaram na passagem do mês, com destaque para o grupo Transportes (2,14% para 0,28%).

Inadimplência
Agora é o Indicador Serasa Experian apontando crescimento de 15,8% na inadimplência do consumidor, no primeiro trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período de 2015. Na comparação mensal, entre março a fevereiro/2015, o índice teve leve alta de 0,2%. Na relação interanual – março de 2015 x março de 2014 – o indicador cresceu 13,4%. As altas das taxas de juros, da inflação e do desemprego determinaram a elevação dos níveis de inadimplência.

Agências
Um estudo mostra que o número de agências bancárias no Nordeste cresceu 6% em 2014, comparando com 2013. Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2014, destaca a evolução da indústria bancária no País. O índice apresentado na região está acima da média nacional (2%). Apesar do avanço do número de agências (3.600), a região manteve o índice de penetração das agências, com 13 unidades para cada 100 mil pessoas.

INTERNET
Apesar do crescimento do número de agências bancárias em todo o País, mais da metade (52%) das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking. Segundo o estudo, atualmente 47% das contas ativas no País (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones.

Reservatórios x água
Os reservatórios do Sudeste e Centro Oeste, que garantem a maior parte da geração da energia no País, estão com 31,45% da sua capacidade de armazenamento, quando deveriam estar com mais de 50%. No Nordeste, o acúmulo é de 26,36%, quando deveria ser acima dos 40%. No momento, os meteorologistas afirmam que as águas do Pacífico continuam em processo de aquecimento. Na análise semanal das chuvas e previsão até o próximo domingo, no RN, a gerência de meteorologia da Emparn, informa que as condições oceânicas/atmosféricas mostram que o aquecimento nas águas superficiais no pacífico continua ocorrendo, evidenciando o fenômeno ElNiño, mas a circulação dos ventos ainda não reflete a presença do fenômeno.

FERIADO
O Aeroporto Internacional de Natal deve receber 54,6 mil passageiros no feriado prolongado de Tiradentes, entre os dias 17 e 21. São esperados 69 voos entre regulares e extras, nacionais e um voo internacional.  Em janeiro o aeroporto registrou o movimento de mais de 300 mil passageiros, entre voos nacionais e internacionais.

1 O Salão Imobiliário do RN será realizado a partir de hoje até domingo – 16 a 19 – na Arena das Dunas. O tema deste ano é: “Agora é hora de comprar”, com o objetivo de estimular as vendas. Com a participação de construtoras, incorporadores e corretoras de imóveis, o Salão conta com a cerca de 150 expositores. A expectativa é que 30 mil pessoas circulem pelo local durante os quatro dias.

2 O Progás concede incentivos no volume de fornecimento do gás natural às indústrias que parte de 40% de desconto como subsídio. Foram beneficiadas 14 empresas: Vicunha, Guararapes, Três Corações Natal, Sterbom, Rarus, Nortex, Três Corações Mossoró, Multdia, Coteminas, Fortcola, Refimosal, Porcelanatti (Itagrês) e Vittra. Algumas delas estão com atraso no pagamento.

3 O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz lidera, desde ontem, uma comitiva de 40 empresários, diretores e presidentes de sindicatos ligados à Federação do Comércio RN, no 31º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Maceió, até a amanhã. Promovido pela CNC, o tema é “Guerreiros a serviço do desenvolvimento”.

SEGURANÇA
Não é por falta de recursos que o sistema de segurança pública no RN não está ainda operação plena. Nos últimos dias, o Diário Oficial trouxe liberações acima dos R$ 4 milhões para investimentos em segurança e nos presídios.

PUNIÇÃO
Os micro empreendedores e microempresas terão multa reduzida, segundo orientação publicada no Diário Oficial da União. São multas relativas às obrigações acessórias para MPMEs no Simples Nacional.  Alternativamente, às multas deverão ter fixação legal de valores específicos e mais favoráveis ou redução de até 90%.

LANÇAMENTO
O Veneza Group receberá jornalistas, hoje às 9 horas, na loja da BR 101, próximo ao acesso à Cidade Satélite, para anunciar os novos investimentos no setor automotivo do Estado. Estarão presentes Paulo Melo, diretor do Grupo, e Paulo Pimentel, gerente da Jeep Atlanta. É a primeira revenda  exclusiva da Jeep no estado, que também terá outra em Mossoró.

LOJA
A Del Rayssa Lingerie abre hoje uma loja, agora voltada para o varejo, a primeira das seis lojas de atacado que o grupo possui. O endereço é o Partage Norte Shopping. A empresa, criada em 1995, fabrica 150 itens diferentes,  com uma produção mensal de 130 mil peças. Tem lojas em Jucurutu, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Natal e Patos/PB.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas