Médico vai à delegacia...

Publicação: 2020-11-24 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

Depois de muita polêmica, debates e “causos curiosos”, o uso do antiparasitário Ivermectina no tratamento preventivo à Covid-19 chega à Delegacia de Polícia.  

...se entregar ...  
A coluna tomou conhecimento, e foi conferir, que o médico intensivista Dr. Alderley Torres de Medeiros esteve no último dia 21 de novembro na 1ª Delegacia de Plantão da Zona Sul, para se entregar como “criminoso” por não prescrever Ivermectina a seus pacientes. 
 
...por não concordar...
O médico, que presta serviço também no Hospital Municipal de Natal, disse que a decisão de se apresentar à polícia se deu depois que leu entrevista do infectologista Fernando Suassuna, que qualificou como "crime não receitar Ivermectina".  – “Fui me entregar, mas não quiseram me deixar por lá”, disse Alderley em tom de ironia. 

...com uso da Ivermectina...
Dr Alderley Torres relatou ao Delegado de Plantão que a Sociedade Brasileira de Infectologia, a Sociedade Norte Riograndense de Terapia Intensiva, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia “afirmam que não há benefício para o paciente com Covid-19 a referida medicação e que não há recomendação para uso”. Diante do fato, o comunicante compareceu à unidade policial. 

...no combate à Covid-19...
O médico, que trabalha na linha de frente de combate ao coronavírus e foi o primeiro a entubar paciente com Covid-19 no Hospital Municipal, disse à coluna que foi à delegacia “como ato de rebeldia, em respeito aos colegas que morreram, aos que passam a noite combatendo as doenças”. Dr Alderley não aceita “criminalizar” quem não advoga com o protocolo do uso da medicação. 

... e denuncia 
“Hoje (ontem) vou dar plantão no Hospital dos Pescadores e garanto a você que lá o único “exame” que existe é o HGT para ver a glicemia dos pacientes. Não há nenhum exame laboratorial e nem mesmo um RX, e que os recursos públicos escassos deveriam ser empregados com alguma efetividade”, denuncia. 

Leitos críticos para Covid-19 
Até ontem, três hospitais públicos do RN, Mariano Coelho (Currais-Novos); Divino Amor (Parnamirim) e Tarcísio Maia (Mossoró) estavam com todos os leitos críticos para Covid-19 ocupados. Outros quatro tinham ocupação igual ou superior a 50%. A situação mais crítica está no Oeste, com 59,3% de leitos críticos ocupados.

Em banho maria 
A Unimed Natal precisa dar uma resposta mais rápida aos pacientes que solicitam exame tipo IgM e IgG anticorpos Sars-Cov-2 para Covid-19. A colunista recebeu reclamação que as autorizações estão demorando em média de três a cinco dias. Não é urgência? 

Sem abraços e beijinhos 
A Secretaria Estadual de Saúde adverte: esse dezembro terá um Natal sem abraços e sem beijinhos. Oh!!!! 

“Em eventos presenciais, preferir ambientes abertos com renovação de ar e evitar participar de brincadeiras que exijam o contato direto com as pessoas como beijos, abraços e apertos de mãos”. 

Snif, snif!!!!

Bom velhinho 
Este ano, o Papai Noel dos Correios está diferente! Em razão da pandemia, a adoção de cartinhas será 100% digital. É no blog do Bom Velhinho que você também se torna um Noel!  Lá, você ainda pode tirar todas as suas dúvidas e conhecer a história da campanha mais querida do Brasil. Acesse: blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios e tire um sonho do papel! 

Combate a fake news
Deverá entrar no Calendário Oficial de Natal, a partir do próximo ano, a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas, as chamadas fake news. A lei de autoria da vereadora Júlia Arruda foi sancionada pelo Prefeito Álvaro Dias. A campanha deverá ser realizada anualmente na última semana de abril, em alusão à data em que foi sancionado o Marco Civil da Internet no Brasil, em 2014.

Smart City Natal
De olho nas oportunidades da Black Friday, empresas do mercado imobiliário do RN resolveram aderir à data, que este ano será celebrada na próxima sexta-feira (27 de novembro). É o caso da Planet Smart City, responsável pela Smart City Natal, a cidade inteligente inclusiva (a segunda do país!) que está sendo construída em São Gonçalo do Amarante.









Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.