sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Machadão interditado oficialmente

- Publicidade -

REFORMAS - Machadão receberá obras necessárias para manter a segurança dos torcedoresAtravés do Decreto N° 8.091, publicado no Diário Oficial do Município de ontem, o prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves declarou a interdição total do estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado – Machadão – por um período, mínimo, de quatro meses (120 dias).

No uso de suas atribuições, o prefeito considerou para promulgar o Decreto o conteúdo do processo administrativo N° 145/2006 da Secretaria de Esporte e Lazer, o laudo técnico do engenheiro da SEL, Dinarte Rodrigues da Silva, o relatório de fiscalização preventiva integrada, feita pelo Crea/RN, Corpo de Bombeiros, Covisa, Suvisa e Acern, além do laudo técnico dos Bombeiros, que sugeriu a interdição para obras.

Diz o artigo primeiro do Decreto: “Art. 1° – Fica decretada a interdição do estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado – Machadão -, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, para que sejam efetuadas as obras de reparo na estrutura física do mencionado estádio de futebol que garantam a sua solidez, bem como a segurança do público frequentador”. No parágrafo único, o Decreto deixa claro que o prazo pode ser prorrogado, “caso não tenha sido sanadas as falhas apontadas pelos Bombeiros.   

O principal problema do Machadão está relacionado à falta de impermeabilização em 30% da estrutura, o processo de corrosão que tem evoluído muito rapidamente em alguns trechos do estádio, que tem 34 anos de existência e apenas 30% dos serviços de recuperação necessários para sua manutenção foram realizados. Estudos realizados pela SEL apontam que 95% da estrutura estão em estado de corrosão.

As obras incluem ainda, reforço na estrutural, melhoria dos vestiários e das cabines de imprensa. A ação emergencial, explicou o prefeito, deve-se, principalmente, ao fato do América ter conquistado uma vaga na elite do futebol brasileiro do próximo ano, embora o projeto de reforma do estádio e urbanização de toda a área adjacente tivesse sido encaminhado ao Ministério dos Esportes no início do ano. A Prefeitura conseguiu, através do governo Federal, R$ 5 milhões para a realização das obras.

A capacidade do estádio que hoje é de 20 mil torcedores, após a execução das obras passará apara 37 mil torcedores. Durante o período das obras o estádio ficará interditado e não poderá sediar o campeonato estadual.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas