sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Mada anuncia volta à Ribeira e confirma Criolo

- Publicidade -

O Festival Música Alimento da Alma – Mada – confirmou sua 13ª edição, nos dias 19 e 20 de outubro, com diversas novidades. O evento musical deixa a Via Costeira e volta para o bairro da Ribeira, de onde saiu desde 2004. O local é o estádio Senador João Câmara, que contará com uma  estrutura de festivais realizados nesse tipo de espaço. Também foi confirmada a primeira atração nacional de peso do festival, o rapper, compositor e cantor paulista Criolo, um dos novos músicos brasileiros mais festejados do momento.
Criolo foi um dos artistas mais festejados pela crítica em 2011
Fenômeno de público e crítica,  Criolo, nome artístico de Kléber Gomes, foi um dos artistas mais visados do ano passado. Autor de letras políticas, poéticas e sociais, Criolo lançou o CD “Nó na Orelha”, com o qual foi premiado em vários eventos. No 23º Prêmio Música Brasileira, levou três troféus em como revelação 2011, melhor cantor e disco de pop/rock/reggae/hip-hop/funk. O álbum teve excelente recepção pela crítica (inclusive estrangeira), levando Criolo a participar de vários programas e festivais e a dividir os vocais com artistas como Caetano Veloso, Gil, Bebel Gilberto. Foi campeão de indicações ao Video Music Brasil 2011 da MTV, sendo indicado nas categorias “Videoclipe do Ano”, com “Subirusdoistiozin”, “Artista do Ano”, as quais não levou o prêmio. entretanto, o artista foi vencedor nas categorias “Álbum do Ano”, com “Nó na Orelha”, “Música do Ano” com “Não existe amor em SP”, e como “Banda ou Artista Revelação.

O Mada 2012 tem patrocínio da Cosern/Neoenergia e Governo do Estado através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. Para Jomardo Jomas, encontrar um espaço no bairro que comportasse a estrutura do festival foi determinante para o retorno. “Também é importante destacar o movimento ‘Ribeira Território Criativo’, que tem ajudado no resgate do público para o bairro. Soube que no último Circuito Ribeira foram 9 mil pessoas circulando. Também acredito que as iniciativas de restauração de prédios como o do Iphan e IFRN, vão contribuir com a melhoria de infraestrutura para o corredor cultural, vamos aderir também”, disse o produtor Jomardo Jomas.

O festival

O Mada surgiu em 1998, em meio ao ensaio de revitalização do bairro da Ribeira. Realizado a princípio no largo da rua Chile e depois na Via Costeira, o evento integrou casas noturnas, como o Blackout, Bar das Bandeiras e outros espaços culturais. O festival também foi pioneiro em promover festival audiovisual “Curta Natal”, voltado para audiovisual, cultura pop e música, premiando iniciativas de videomakers de todo o Nordeste.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas