Maioria das compras será em shoppings centers

Publicação: 2019-11-10 00:00:00 | Comentários: 0
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A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), por meio do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), realizou a pesquisa “Intenções de Compras para a Black Friday 2019” para compreender a dinâmica do mercado consumidor e municiar empresários e gestores públicos de informação. No documento, constam dados, também, sobre o local escolhido para as compras durante a Black Friday.
Lojas em shoppings centers de Natal deverão funcionar em horário diferenciado no próximo dia 29
Lojas em shoppings centers de Natal deverão funcionar em horário diferenciado no próximo dia 29

Os locais de compra preferenciais serão os shoppings (39,5%), lojas do comércio de rua (34,7%) e as lojas virtuais (22%). Sendo determinante para escolha do local, o nível de preço (50,1%), a segurança (16,7%), a variedade de produtos (14,1%), a proximidade de casa (10,5%), o conforto (10%), a confiança (7,2%) e a acessibilidade (6,9%). A pesquisa de preços está nos planos de 92,5% dos que pretendem comprar durante as promoções da Black Friday, sendo que 64,5% o farão para confirmar se os produtos estão de fato na promoção e 28% para escolher as lojas em que os produtos desejados estão mais baratos.

Expectativas


De olho no aumento do movimento de clientes e possibilidade de mais vendas, os maiores shoppings de Natal se preparam para a data. “Estamos com uma expectativa bastante positiva. A movimentação em torno do evento já é forte e percebemos que várias lojas estão inovando e criando estratégias diferenciadas para atrair seu público alvo, com descontos bem agressivos. Os números devem superar os do ano passado em mais de 10%”, analisa Diego Fernandes, gerente de Marketing do Midway Mall. O shopping espera receber 100 mil pessoas somente no dia 29 de novembro.

O superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado, espera um crescimento nas vendas em torno de 10%, superior ao registrado no ano passado. “A Black Friday no ano passado foi considerada um case de sucesso para nós: teve um aumento de 8,5% em relação ao período anterior. Para este ano, em que estamos com uma taxa maior de ocupação graças à chegada de novas operações. Estamos apostando em um aumento nas vendas de 10% em relação ao ano passado”, destaca. Ele está otimista em relação ao volume de clientes e expõe dados de anos anteriores. “Só nos três últimos dias de novembro (de 2018) registrou um aumento no fluxo de veículos da ordem de 48% e de pessoas 38,5% a mais”, detalha o superintendente.

A gerente de Marketing do Shopping Cidade Jardim, Amélia Dutra, estima crescimento de 10% nas vendas durante a Bblack Friday. “Impacta de forma extremamente positiva! O cliente vivencia a liquidação, que traz excelentes oportunidades em artigos de todas as qualidades, mas também se permite fazer as compras restantes necessárias, exatamente por causa dessa economia de novembro. O período em que a promoção se instalou culturalmente é muito propício e estratégico, para todos os lados: o fim do ano sempre requer muitas aquisições e é excelente que os clientes possam aproveitar as melhores ofertas da Black Friday, que já se tornou um evento anual muito esperado pelo público. As vendas de dezembro acabam sendo impulsionadas por isso”, avalia Amélia Dutra quando questionada sobre o impacto da Black Friday nas vendas esperadas para dezembro.

Para a gerente-geral do Praia Shopping, Danielle Leal, a previsão de crescimento nas vendas é de 12% em relação ao ano passado. “O incremento de fluxo chega a 30% na sexta-feira (dia 29), considerando que a Lojas Americanas do Praia fica aberta 24h. Como em todo o país, a Black Friday é um fenômeno de vendas, principalmente on-line, mas que vem chegando às lojas fisicas. O consumidor já se prepara, já espera o evento, já pesquisa os preços do que vai querer adquirir e aí, principalmente, equipamentos eletroeletrônicos, telefonia e móveis acabam se tornando algumas vezes 'as compras' do final do ano”, argumenta.

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