terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Maioria do secretariado está escolhida, mas há acomodações pendentes

- Publicidade -

SECRETARIADO - Micarla de Sousa anuncia nomes antes do Natal

A semana que começa é decisiva para a prefeita Micarla de Sousa compor o quadro de auxiliares de primeiro escalão. Na segunda ou terça-feira, ela anunciará os 15 secretários que faltam, já que oito ela divulgou na semana passada. Desta vez,  indicará os que estarão na chamada  “área fim”, como as Secretarias de Saúde e Educação. Algumas pastas já estão praticamente fechadas, mas em algumas a prefeita eleita ainda enfrenta dificuldades para acomodar. Umas das principais disputas está ocorrendo pelo controle da Secretaria Municipal de Obras e Viação.

A pasta estaria em disputa por indicações do senador José Agripino Maia, pelo deputado estadual Robinson Faria e pelo empresário Haroldo Azevedo. Esse último tenta emplacar o nome da engenheira Elnilce Barbalho. O senador José Agripino Maia busca indicar o titular da Semov e o nome da sua preferência é o do engenheiro Demétrio Torres, que já foi diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens. Outro líder político que está buscando espaço nessa pasta é o deputado estadual Robinson Faria.

No entanto, a Secretaria Municipal de Obras e Viação não é a única que interessa a diferentes aliados da prefeita eleita . A Educação também virou alvo de uma “briga” direta entre o deputado federal Rogério Marinho, que deseja a nomeação da professora Ana Cristina Cabral, e o Partido Verde, que está com o nome do ex-vereador Olegário Passos e ainda teria a alternativa do professor Elias Nunes. Por enquanto, está vencendo o PV.

O ex-vereador Olegário Passos integrou a primeira fase da equipe de transição e foi o responsável pelo levantamento de todos os detalhes da Educação. Elias Nunes, por sua vez, é um dos dirigentes do PV em Natal. Mas Olegário Passos ou Elias Nunes não será a única indicação do Partido Verde. A legenda que tem a própria prefeita como presidente estadual indicará o secretário municipal de Meio Ambiente, que será o engenheiro Kalazans Bezerra. Também do PV será o diretor da Urbana. Bosco Afonso assumirá o cargo com a credencial de ser uma pessoa próxima à prefeita, já que é diretor da TV Ponta Negra, e também contar com a simpatia da legenda.

Já o PR, presidido pelo deputado federal João Maia, está acomodado na Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano. A pasta será ocupada pelo advogado Kelps Lima, que foi um dos coordenadores de campanha da então candidata Micarla de Sousa. Outro coordenador de campanha que estará acomodado na próxima administração é João Bastos. Ele será o secretário municipal de Serviços Urbanos. No entanto, embora próximo ao deputado federal Rogério Marinho, Bastos ingressa no Executivo como uma indicação pessoal da prefeita. Aliás, ao parlamentar do PSB, Micarla de Sousa ofereceu a indicação da Secretaria  Municipal de Turismo. A “oferta” não foi bem recebida pelo deputado, que poderá recusar esse espaço, já que desejava mesmo era indicar a secretária municipal de Educação.

Em recente entrevista, Micarla de Sousa confirmou que a prioridade número um do seu governo será a saúde. Inclusive, a prefeita deixou claro que essa seria uma indicação pessoal. E o nome escolhido foi do médico Levi Jales. A prefeita acata, assim, a sugestão feita por entidades da área médica.

Mudanças na distribuição dos cargos virão com reforma

O anúncio do secretariado da prefeita eleita Micarla de Sousa traz também o modelo de reforma administrativa que ela enviará como projeto para a Câmara Municipal. A futura administradora já confirmou que convocará extraordinariamente o Legislativo municipal para votar o modelo do novo organograma. A convocação deverá ser feita logo na primeira semana de janeiro e os vereadores estarão no plenário a partir do dia 6 ou 7 de janeiro.

A prefeita eleita vai desmembrar secretarias e criar novas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, por exemplo, ficará agora apenas como Secretaria de Meio Ambiente. Será dessa pasta a responsabilidade por conceder as licenças ambientais.

As questões de urbanismo da cidade, inclusive os alvarás e licenças, será atribuição do Instituto de Urbanismo. Para essa pasta a indicada é Diana Mota, ex secretária de Urbanismo do Distrito Federal.

Outra mudança proposta pela próxima administração é a criação da Secretaria Municipal de Articulação e Ações Governamentais, que terá como secretário o ex-deputado federal João Faustino.

Embora presidente de honra do PSDB, a presença de Faustino no secretariado de Micarla não representa a participação tucana. O ex-deputado federal, que estava atuando como secretário adjunto do Gabinete Civil do Governo de São Paulo, chega para o Executivo municipal como sendo uma indicação pessoal da prefeita Micarla de Sousa.

João Faustino foi um dos interlocutores entre a prefeita da capital potiguar e o governo paulista, quando ela lá esteve para conhecer algumas ações administrativas, como o modelo da rede pública de saúde.

O modelo da Secretaria de Articulação e Ações Governamentais foi importado do governo de São Paulo. O ex-deputado federal João Faustino, indicado para o cargo, explica que será dessa pasta a responsabilidade de articular as ações da administração. “Isso é necessário para que tenhamos uma racionalização das finanças públicas e não ocorra duplicidade de ações. E também para que possamos agregar de maneira mais eficiente os recursos humanos disponíveis. É uma secretaria nova que tem esse desafio e nós decidimos enfrentar”, disse o novo secretário municipal.

João Faustino explicou que deixa o governo paulista “para servir  à terrinha”. “Dediquei dois anos da minha vida, com muito esforço. Lógico que fui alvo de prestígio político, de missões importantes dentro do Governo. Mas chegou a hora de ajudar a terrinha nossa”, comentou.

DEM tem mais espaço na administração

Na divisão das indicações políticas para ocupar o secretariado da prefeita eleita Micarla de Sousa, por enquanto, o DEM está liderando a preferência. O partido presidido pelo senador José Agripino Maia indicou titulares de pastas chaves. A Secretaria de Planejamento será dirigida por Augusto Carlos Viveiros. Inclusive, foi ele que indicou o secretário de Tributação, Carlos Guedes.

Também do DEM vem a indicação de Regina Motta para o cargo de controladora geral do município. Ela é irmã do empresário José Bezerra Júnior, suplente de senador de José Agripino Maia. Além desses, o DEM ainda articula a indicação do titular da Secretaria Municipal de Obras e Viação. O senador José Agripino Maia defende o nome do engenheiro Demétrio Torres. A distribuição das indicações políticas já trouxe problemas para a prefeita Micarla de Sousa. O deputado estadual Robinson Faria teria ficado descontente por não ter sido consultado sobre as nomeações.

Mas, em uma conversa, a prefeita e o líder do PMN discutiram algumas secretarias. Ao deputado ela ofereceu a indicação para a Secretaria de Esporte e Lazer. O nome indicado por Robinson Faria foi o da jogadora Virna Dantas. Falta ela responder ao convite da prefeita eleita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas