terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Maioria dos parlamentares apoiam Jair Bolsonaro

- Publicidade -
A maioria dos parlamentares das bancadas estadual e federal do Rio Grande do Norte decidiu por apoiar a candidatura de reeleição do  presidente Jair Bolsonaro, aponta levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE na reta final da campanha para o segundo turno do pleito presidencial, no domingo (30). 
Entre atuais detentores de mandatos e novos parlamentares eleitos, apenas seis não se manifestaram, até mesmo em redes sociais, em quem votariam para presidente da República: os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Kleber Rodrigues (PSDB), Souza Neto (PSB),  Hermano Morais (POV), a nova deputada estadual Terezinha Maia (PL) e o senador Styvenson Valetim (Podemos). 
Em relação aos parlamentares, novos e atuais, que informaram de alguma forma o posicionamento político para o segundo turno, 18 deputados estaduais votam em Bolsonaro, enquanto nove apoiam o ex-presidente Lula. A TRIBUNA DO NORTE não incluiu no levantamento Wendell Largatixa, que foi o mais votado nas eleições do primeiro turno, com mais de 88 mil sufrágios, porque o registro de sua candidatura foi indeferido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Com relação à bancada no Congresso Nacional, cinco dos atuais deputados federais e senadores apoiam Lula e outros cinco declaram voto em Jair Bolsonaro. Dos novos parlamentares eleitos em 1º de outubro, apenas um é apoiador de Lula, o ex-deputado estadual Fernando Mineiro (PT, enquanto votam em Bolsonaro o senador eleito Rogério Marinho (PL) e os novos deputados federais Sargento Gonçalves e Robinson Faria (PL) e vereador Paulo Freire (União), que preside a Câmara Municipal de Natal. 
O deputado estadual eleito,  médico Kerginaldo Jácome (PSDB), anunciou nas redes sociais, na sexta-feira (21), apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, depois prestar solidariedade à prefeita de Tenente Ananias, Larissa Rocha, que por causa disso, segundo ele, “recebeu várias mensagens hostilizantes, intolerantes e odiosas”.
“Nós estamos numa democracia e ela como gestora tem o direito e o dever de se manifesta sobre o que acha que é melhor para o Rio Grande do Norte, Tenente Ananias e para o Brasil, disse o novo deputado, que completou: “Estou me solidarizando com ela e dizer que também sou 22 e as pessoas que me escutam e sabem o que posso fazer muito pelo Estado e município, peço que votem 22”.
O deputado Coronel Azevedo (PL) tem tido que “é hora de se redobrar os esforços” pela reeleição de Bolsonaro, da mesma forma que o novo deputado Luiz Eduardo Bento da Silva (Solidariedade), que um dia depois do primeiro turno, reuniu-se com o senador eleito Rogério Marinho “para tratar de pautas importantes para o Rio Grande do Norte e firmar apoio ao presidente Jair Bolsonaro no segundo turno”.
Para o deputado Nelter Queiroz (PSDB), não tinha como deixar de apoiar o presidente Bolsonaro pelas “obras tocadas” em Jucurutu, como a estrada para a Serra do João do Vale e da barragem de Oiticica.  “Acompanhei o senador eleito Rogério Marinho durante agenda em nosso município e reafirmei meu voto e apoio a Bolsonaro”, disse ele, na quinta-feira (20), nas redes sociais.  
O vice-prefeito e deputado eleito Neilton Diógenes (PL) disse que o apoio ao presidente Bolsonaro, deve-se pelo fato de que o governo federal “facilitou em muita coisa a vida do povo”, começando pelos prefeitos, que no governo de Lula, quando tinham obras, “tinham de completar recursos para concluir obras”, enquanto atualmente é o contrário, “se tinham dificuldades para o término das obras, os recursos agora vêm 100%, o resto fica a critério da construtora”.
“Toda essa luta que tivemos no primeiro turno e fez de Fátima Bezerra governadora reeleita e de Lula o mais votado no Rio Grande do Norte, temos a tarefa de continuar nas ruas e na zona rural para que a votação possa ser ampliada e trazer Lula de volta, pra que o povo brasileiro possa ser feliz novamente”, defende o deputado Francisco do PT.
Para a deputada Isolda Dantas (PT) “ainda temos uma tarefa muito grande pela frente que é eleger Lula”. 
O deputado Raimundo Fernandes recebeu a governadora Fátima Bezaerra no sábado (15), em São Miguel. “Reafirmei todo o nosso apoio em prol da eleição do presidente Lula”, escreveu nas redes sociais. O deputado Vivaldo Costa (PV) avalia que os eleitores de todo o Brasil conhecem bem os dois candidatos, e diz que “não quer falar mal de ninguém”, mas opina que “o pior pecado que o ser humano pode ter é a omissão, por preguiça, por medo ou conveniência, não ir votar”.
“Ninguém espere que prefeito vai modificar a eleição, tem o direito de trabalhar e movimentar, mas o eleitor quem vai escolher o presidente no segundo turno, se vai ser Lula ou Bolsonaro”, disse Costa, que ficou na primeira suplência do PV. 
DEPUTADOS ESTADUAIS
Pró Bolsonaro:
Alberto Dickson (PSDB)
Coronel Azevedo (PL)
Cristiane Dantas (SD)
Kelps Lima (SD)
Subtenente Elíabe
Galeno Torquato (PSDB)
Getúlio Rego (PSDB)
Gustavo Carvalho (PSDB)
José Dias (PSDB)
Nelter Queiroz (PSDB)
Tomba Farias (PSDB)
Jacó Jácome (PSD)
Pró Lula 
Dr. Bernardo(PSDB)
Eudiane Macedo (PV)
George Soares (PV)
Vivaldo Costa (PV)
Francisco do PT
Isolda Dantas (PT)
Raimundo Fernandes (PSDB)
Ubaldo Fernandes (PSDB)
Não informado
Ezequiel Ferreira (PSDB)
Kleber Rodrigues (PSDB)
Souza Neto (PSB)
Hermano Morais (PV)
DEPUTADOS ELEITOS QUE NÃO ESTÃO HOJE NA ASSEMBLEIA:
Pró Bolsonaro:
Adjuto Dias (MDB)
Kerginaldo  Jácome (PSDB)
Luiz Eduardo Bento (SD)
Neilton Diógenes (PL)
Ivanilson Oliveira (União)
Taveira Júnior (União)
Pró Lula:

Divaneide Basílio (PT)
Não informado
Terezinha Maia (PL)
BANCADA FEDERAL

Pró Bolsonaro:
Deputado Beto Rosado (PP)
Deputada Carla Dickson (União)
Deputado General Girão (PL)
Deputado Benes Leocádio (União)
Deputado João Maia (PL)
Pró Lula
Senador Jean Paul Prates (PT)
Senadora Zenaide Maia (Pros)
Deputada Natália Bonavides (PT)
Deputado Rafael Motta (PSB)
Deputado Walter Alves (MDB)
Não  informado:
Senador Styvenson Valentim 
(Pode)

ELEITOS:
Pró Bolsonaro
Senador Rogério  Marinho (PL)
Deputado Sargento Gonçalves 
(PL)
Deputado Paulo Freire (União)
Deputado Robinson Faria (PL)
Pró Lula
Fernando Mineiro (PT)
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas