terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Mais cultura na Rio Branco

- Publicidade -
Ponto tradicional da ladeira que marca a passagem da Cidade Alta para a Ribeira, o Sesc da avenida Rio Branco passou por uma reforma completa e reabriu nesta semana as portas para o público. Os serviços que o local sempre ofereceu a comerciários, associados e passantes em geral agora contam com ambientes novinhos em folha, modernos e climatizados, criando várias possibilidades de lazer e degustações. Um dos destaques do novo espaço é a ampliação das alternativas gastronômicas: o restaurante está com menu mais caprichado, e há também uma charmosa cafeteria para um lanche rápido. Mais uma forma de curtir o centro.

Além da fachada arrojada, com um painel do artista Flávio Freitas, o Sesc recebeu elementos de acessibilidade, elevadores panorâmicos, painéis solares para captação de energia e reuso de água em suas instalações


Além da fachada arrojada, com um painel do artista Flávio Freitas, o
Sesc recebeu elementos de acessibilidade, elevadores panorâmicos,
painéis solares para captação de energia e reuso de água em suas
instalações

Foram 20 meses de trabalho até deixar o Sesc Rio Branco pronto para mais 41 anos de serviços. “A sede precisava ganhar uma cara nova e que atendesse às normas exigidas atualmente. É um prédio de 1978, e que durante esses anos passou por apenas dois pequenos trabalhos de reforma. Desta vez precisava ser grande, e conseguimos deixa-lo como devia ser nos anos 2000”, afirma Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN. Ele destaca as benfeitorias que a unidade poderá oferecer com sua nova estrutura, incluindo a biblioteca com o café ao lado, os equipamentos novos, e as refeições com sabor, segurança alimentar e pegada saudável.

Refeições panorâmicas

Uma visão panorâmica da Cidade Alta, parte da Ribeira e o rio Potengi ao fundo, é o primeiro cenário que se vê ao entrar no novo restaurante do Sesc, no primeiro andar do prédio. O salão é amplo, bem iluminado, e a disposição das mesas é confortável o suficiente para receber a grande quantidade de pessoas que vem almoçar no local. Segundo Marcelo Queiroz, o objetivo é servir mil refeições por dia.

Novo restaurante está mais amplo e conta com uma vista para Cidade Alta e Ribeira


Novo restaurante está mais amplo e conta com uma vista para Cidade Alta e Ribeira

Os almoços são servidos em formato self-service no peso. O menu traz pratos que agradam a variados paladares, entre proteínas e acompanhamentos, ressaltando o fato de que nessa nova configuração do local, os cardápios estão balanceados, sob os cuidados da equipe de nutrição do Sesc. Além do almoço tradicional, também há opções para vegetarianos, veganos, e adeptos de uma alimentação ‘fit’. As refeições costumam sair numa média de 6 a 7 reais para quem tem o cartão de associado. Quem não for associado, paga o preço normal no peso.

Salão de eventos

O Sesc Rio Branco também é conhecido por suas eventuais programações culturais, por onde já passaram festivais de cinema, apresentações musicais, teatro, dança, saraus, e lançamentos de livros. O novíssimo salão para eventos deverá receber muitos agitos culturais. O local é elegante, sóbrio, e além das mesas e cadeiras, é decorado por um piano e uma bela tela original de Dorian Gray. Mas o espaço reserva outra surpresa: um amplo deck externo, também com assentos e mesas, onde se tem uma das vistas mais privilegiadas da Natal antiga. O rio Potengi está nítido ao fundo, junto com a Ponte Newton Navarro, o casario e os prédios modernos. À noite a visão é deslumbrante. O salão também pode ser alugado para eventos diversos.

Almoço concorrido: Menu servido no peso dispõe de cardápio variado


Almoço concorrido: Menu servido no peso dispõe de cardápio variado

Café com leitura
O recém-criado café do Sesc é um charme. É conectado entre a biblioteca e a recepção, podendo funcionar também como um espaço de descanso com visual moderno e aconchegante. O café serve lanches, entre doces e salgados, sucos  (incluindo opções detox), e claro, cafés variados. O local oferece um serviço a mais: a opção “conveniência” para encomendas de kits festas para pequenos eventos, entre outros itens.

Ao lado do café, a nova biblioteca – uma ótima combinação. O espaço está moderno e bem equipado, com um acervo de nove mil publicações que podem ser lidas no local ou disponibilizadas para empréstimos gratuitos. Há espaço para estudos, computadores com acesso à internet, e visitas guiadas mediante agendamento. A biblioteca também poderá abrigar eventos como saraus e lançamentos de livros.

Biblioteca do Sesc tem espaço para eventos, uma charmosa cafeteria e 9 mil livros


Biblioteca do Sesc tem espaço para eventos, uma charmosa cafeteria e 9 mil livros

O acervo da biblioteca é bastante eclético, com livros didáticos, técnicos, clássicos da literatura e algumas novidades do mercado editorial. Destaca-se a boa presença de autores potiguares no acervo da casa, tornando-a um local de referência para quem busca obras locais. A biblioteca também dispõe de revistas e jornais para consulta. O frequentador também pode trazer computador próprio para estudar ou pesquisar no local.

Entre as melhorias do novo Sesc pós-reforma, estão os elementos de acessibilidade, elevadores panorâmicos, painéis solares para captação de energia (parte da utilizada na unidade), e reuso de água em suas instalações. A fachada chama a atenção pela obra de Flávio Freitas que foi colocada no local. Inspirada em elementos da natureza e da cultura potiguares, a obra traz cajueiros, o Forte dos Reis Magos, a jangada, a velha matriz, e velha rixa entre xarias e canguleiros (Cidade Alta x Ribeira).

 Desde 2016, o Sistema Fecomércio tem promovido importantes investimentos nas unidades Sesc RN, a fim de modernizar suas estruturas e oferecer mais conforto à população potiguar, especialmente aos trabalhadores do comércio. Houve também a reforma e ampliação do Sesc Zona Norte (2016), a reforma da Academia Sesc Cidade Alta (2017), e do Sesc Mossoró.

Uma manhã embalada pelo chorinho durante a reabertura do novo Sesc Rio Branco


Uma manhã embalada pelo chorinho durante a reabertura do novo Sesc Rio Branco

“O Novo Sesc Rio Branco sintetiza a nossa tradição de sermos a casa do trabalhador do comércio, a casa da sociedade. Nele poderemos voltar a acolher as pessoas no seu horário de almoço para oferecer-lhes produtos e serviços do nosso leque de ações que tem como foco cuidar das pessoas e atender-lhes no que for possível, sempre buscando ajudar a garantir-lhes o seu bem estar e sua felicidade”, ressaltou Marcelo Queiroz. 

Serviço:
Sesc Rio Branco. Av. Rio Branco, 375, Cidade Alta. Aberto das 8 às 19h, com almoço das 11 às 14h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas