quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Mais perto do que longe

- Publicidade -

Yuno Silva – Repórter

Ainda não será este ano que o dia 12 de outubro será celebrado na Cidade da Criança, mas a reabertura de uma das últimas áreas verdes públicas de lazer no bairro do Tirol, como diz o velho ditado, ‘está mais perto do que longe’. Fechado para o público desde 2008, e em obras desde 2009, o espaço chega à penúltima fase da reforma e a previsão da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) é que os serviços fiquem prontos ainda este semestre. A área passou uma repaginação interna geral, está na fase de acabamento das edificações e em seguida entra na finalização  da urbanização externa – justo o estágio que mais salta aos olhos: pista de cooper e calçadas em torno da Lagoa Manoel Felipe, rampas de acesso e gramado.
Construtora mantém 50 homens trabalhando na reforma da Cidade da Criança. Construções estão prontas, próxima etapa é a urbanização da área externa
Em seus mais de quatro hectares de área, a Cidade da Criança terá restaurante, quiosques e praça de alimentação, pronto-socorro, espaço para instalação de biblioteca museu taxidérmico e escolinha de artes, pier, auditório, anfiteatro e playground. Todos os equipamentos serão acessíveis e a única edificação não modificada foi a capelinha. A volta dos passeios de pedalinhos estão entre as possibilidades de lazer, mas a situação da lagoa não é das melhores: em dias de chuva chega muito lixo à lagoa e as ligações clandestinas de esgoto também desembocam por lá – problema que terá de ser sanado para garantir a segurança sanitária do local.

#SAIBAMAIS#“Não temos como prever uma data certa para reabertura, pois dependemos de uma série de fatores alheios a nossa vontade”, informou Omar Romero, secretário adjunto da SIN, órgão responsável pela fiscalização da obra, “mas a pretensão é concluir neste semestre”, garante ele. Romero citou as chuvas e dificuldades técnicas de toda ordem, desde um caminhão que atola no terreno arenoso até o desenrolar dos trâmites burocráticos, como “fatores alheios”.

Cronograma em dia

O secretário afirmou que o cronograma da construtora Ramalho Moreira, que toca a obra, está em dia e que é “tudo questão de tempo”. Omar Romero lembra que a tramitação documental “é o que emperra uma coisinha” e acredita que esta semana mais uma etapa será cumprida: “O problema não é financeiro, pois já havia destinação definida dos recursos”, avisa. Tais trâmites são acompanhados pela Secretaria Estadual de Planejamento, que libera a verba, e pela Fundação José Augusto, a responsável pela gestão após conclusão da obra.

Vale lembrar que a Ramalho Moreira é a segunda empresa que assume a reforma, a nova etapa foi orçada em R$ 3,9 milhões. A construtora precisou refazer boa parte dos serviços executados anteriormente pela M&K Comércio e Construções Ltda – que saiu de cena em definitivo no mês de dezembro do ano passado. O orçamento inicial, em 2009, era de R$ 8,5 milhões.

Além da troca de construtora, Romero também atribui o atraso na reforma que se arrasta há quase cinco anos às adequações e adaptações feitas no projeto original, principalmente no tocante à acessibilidade. “Tudo leva tempo: a construção de uma pequena rampa, a mudança de lugar de uma porta e o próprio processo de uma nova licitação”.

Histórico

Inaugurada dia 31 de janeiro de 1962 com show de Ataulfo Alves em um palco flutuante no meio da lago, pelo então governador Aluízio Alves, a Cidade da Criança ofereceu ao longo de décadas atrações gratuitas como escolinha de artes, biblioteca, minizoológico, museu taxidérmico, passeio de quadriciclo e de pedalinho na lagoa Manoel Felipe, playground e anfiteatro para shows.

Memória

2007 – O Ministério Público recomenda o fechamento por falta de segurança em torno da lagoa

2008 – O espaço fecha as portas para o público

2009 – Primeira licitação define a M&K Comércio e Construções Ltda como empresa responsável pela reforma

2010 – Obras atrasadas e novo prazo para conclusão é anunciado para dezembro

2011 – Após dez meses paralisadas, obras são retomadas. MP-RN recomenda rampas para garantir acessibilidade e o projeto é modificado

2012 – Construtora Ramalho Moreira assume as obras em dezembro

2013 – Governo do RN anuncia novo prazo para conclusão: até dezembro deste ano

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas