sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Mais tempero na praia da Pipa

- Publicidade -
Já começou e estará sendo servida até sábado (22) a programação do 14º Festival Cultural Gastronômico da Pipa, que sempre põe um tempero a mais no badalado balneário do litoral sul potiguar.  Em estrutura montada na Avenida Baía dos Golfinhos, estão rolando oficinas gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, shows e ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes, e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo. O tema do evento em 2018 é “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”.

Rabada ao molho com polenta à milanesa é o prato da Toca da Coruja


Rabada ao molho com polenta à milanesa é o prato da Toca da Coruja

As ações do evento estão concentradas numa arena dividida em “vilas”: a Vila dos chefs é onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles; a Vila da Pipa, que tem os estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos, e Vila de Negócios, com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local. O milho é o ingrediente tema desta edição.

Os restaurantes, hotéis e bares estão com pratos criados exclusivamente para o evento, divididos nas categorias ‘drinks’, ‘entradas’, ‘pratos principais’ e ‘sobremesas’. Entre os pratos principais, por exemplo, há iguarias como o talharim de cacau com cordeiro, do Pipa Lagoa Resort; o carré de porco com camarão ao molho de rapadura, do restaurante Camarão da Fazenda; rabada ao molho com polenta à milanesa, da Toca da Coruja; tilápia canarinho, do Espaço Lampião, etc.
Raízes do Sertão é o prato concorrente da Ponta do Madeiro no Festival

Raízes do Sertão é o prato concorrente da Ponta do Madeiro no Festival

Novos Talentos
O Concurso Novos Talentos contará com a participação de estudantes de gastronomia do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco. A competição será formada por duplas e os participantes terão que preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho.  Os pratos serão julgados pela comissão organizadora do evento, formada profissionais da gastronomia e serão premiados os três primeiros lugares.

O tema do concurso para sexta é “sobremesas”. A maratona será das 14 às 17h, com “Boneca do Engenho”, de Daniel Medeiros e Tadeu Rena; “Mini Naked Junino”  com Felipe Honorato e Josué Fernandes; “Entremet de Milho”  com Andressa Ribeiro e Lucas Araújo, e “Manjar de Milho”, com Fausto Laurindo e Gerfferson Thiego.

Camarão Poró da Ponta do Pirambu


Camarão Poró da Ponta do Pirambu
A sexta tem ainda, às 19h, o tacho beneficente “Baião, baião, do litoral ao sertão”, preparado pelos chefs Betão Barbosa e Cumpade João. Segue com a oficina de moqueca de carne de sol, do chef Angelo Medeiros (Senac); fava pantaneira, do chef Felipe Caran; e confeitaria com a chef Quezia Almeida. No sábado, a partir das 19h, oficinas de café, com o barista Davi Wagner, da São Braz; Rodrigo Chiberium, com o salpicão defumado; concurso da melhor receita de ostra; chef Cumpade João com o cozido que ele fez no programa “É de Casa”; e o resultado do concurso gastronômico da Pipa. Show de encerramento com John Gouret’s Band no Palco Cultural.

Serviço:
14º Festival Cultural Gastronômico da Pipa. Sexta e sábado, na Av. Baía dos Golfinhos, Pipa/Tibau do Sul. Mais informações no site.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas