sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Mais um açude começa a sangrar no Seridó

- Publicidade -

A barragem Passagem das Traíras, no Seridó, começou a transbordar. A sangria começou por volta das 6h, seguindo o que informam os moradores do local so blog de Sidney Silva. A sangria do açude surpreendeu devido à velocidade com que o reservatório atingiu o limite.
Açude em Passagem de Traíras atingiu limite da capacidade nesta sexta-feira
A barragem Passagem das Traíras é localizada na zona rural entre os municípios de São José do Seridó e Jardim do Seridó. O reservatório tem capacidade de 49.702.393,65 m³ e foi construído no ano de 1994, pelo então então governador Vivaldo Costa. Antes das chuvas do feriado, a barragem, de acordo com populares, estava relativamente longe de atingir o limite da capacidade.

Com as chuvas registradas nos últimos dias, alguns reservatórios da região Seridó já tinham aumentado seus volumes e já havia alguns sangrando. Era o caso do açude da cidade de São Fernando, que está sangrando desde as primeiras horas da manhã de ontem. O açude Mundo Novo, na base física da Emparn em Caicó, também atingiu sua lâmina de sangria, assim como o reservatório de Cruzeta. Nos próximos dias, outros açudes deverão sangrar.
População ficou surpresa com velocidade com que nível do reservatório aumentou
O Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, no município de Acari, está a 2 metros e meio da cota de sangria. O reservatório, um dos maiores da região Seridó, tem capacidade parae 44 milhões, 421 mil e 480 metros cúbicos de água. Outro reservatório importante na região é o Itans, em Caicó, que de acordo com informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estava com 42,7 milhões de metros cúbicos (medição no final da manhã de ontem), o que equivale a 52,24% de sua capacidade total que é de 81 milhões e 750 mil metros cúbicos.

Na região oeste do Rio Grande do Norte, a Emparn também registra chuvas em vários municípios. Em alguns deles, os agricultores estão à iminência de colher a produção de lavouras de ciclo mais curto, como o feijão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas