A comédia dramática sobre identidade e preconceito “A Invenção do Nordeste”, do grupo Carmin, volta à terra Natal para apresentações sábado e domingo na Casa da Ribeira, com quatro sessões. A trama dirigida por Quitéria Kelly é inspirada no livro do professor Durval Muniz de Albuquerque, e arrebatou diversos prêmios nacionais desde o seu lançamento.

Um diretor e dois atores refletem sobre identidade, cultura e histórias pessoais
Na trama, um diretor é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste.
Durante as sete semanas de preparação os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples. Os atores Henrique Fontes, Matheus Cardoso e Robson Medeiros promovem uma reflexão ácida e bem humorada sobre os estereótipos e preconceitos envolvendo o nordestino no Brasil. Através de textos de Euclides da Cunha e Gilberto Freyre, filmes de Glauber Rocha e peças de Ariano Suassuna, fica a questão: existiria apenas uma identidade nordestina?
Serviço:
A Invenção do Nordeste. Sábado, às 18h, na Casa da Ribeira. Sábado e domingo, às 18h e 20h30. Entrada: R$40 (inteira) e R$20 (meia).