Mamão do RN exige transporte aéreo para atender ao mercado

Publicação: 2020-11-22 00:00:00
Além de melão, o Rio Grande do Norte tornou-se o maior produtor de mamão do Brasil, mercadoria muito perecível, que não pode ser transportada de navio, e exige transporte aéreo.

Produzindo a variedade “Formosa”, na área Baraúna-Assu, que tem um fruto maior que o “HI” cultivado no Espírito Santos, em 2.500 hectares, onde se localizam três das maiores empresas que atuam no Brasil: Calliman (a primeira a chegar), UGBT e Bollo (espanhola).

O RN tem 300 toneladas de carga aérea por semana, interessando a LaTAM, que está negociando com o Governo do Estado, para substituir a Lufthansa, que suspendeu seus voos de Natal durante a pandemia. O atrativo para os transportadores é a crescente produção de melão.

Maior novidade das urnas, a vereadora Thabata Pimenta

A maior novidade desta eleição veio de Carnaúba dos Dantas. É a vereadora Thabata Pimenta, 28 anos, radialista, transexual, que vai aproveitar o embalo para se lançar nacionalmente como a nova Roberta Close. A vereadora integra a bancada do PSDB.

Thabata ainda não foi descoberta pela grande mídia. Mas, ninguém perde por esperar.

Conhecidos os resultados, começa a luta pela presidência da Câmara

Mal terminou a apuração dos votos, começou uma nova campanha. Agora pela presidência da Câmara de Natal, com dois candidatos saídos da mesma bancada, a bancada do PDT: - O atual presidente Paulinho Freire, que começou a atuar antes da eleição, na troca de partidos para a formação das bancadas do PDT e PSDB, e o novato Aldo Clemente, que está articulando uma chapa dos novatos com ele na cabeça.

Rosalba contratou um craque do marketing para barrar o Menino

Quando as pesquisas registraram a virada na campanha de Mossoró e o deputado Allyson Bezerra passou à frente, a campanha da prefeita Rosalba Ciarlini contratou um craque da seleção baiana de marqueteiros, Raimundo Luedy, para barrar o “Menino”.

Chegando a Mossoró Luedy compreendeu que tinha pouco a fazer. O quadro se tornara irreversível.

Terras da São João vão ter uma réplica da estátua da Liberdade

O empresário Luciano Hang fechou negócio com a imobiliária Olinda, de Mossoró, e alugou uma área de terreno, contigua ao campus da UnP, que pertenceu a Fazenda São João para instalar uma loja Havan, de grande porte, com direito a réplica da Estátua da Liberdade. Na programação, a loja de Mossoró, assim como a de Natal, funcionará em 2021. Hang entrou na lista dos bilionários da revista Forbes.

De como o que deveria ser a filial passou a matriz pra trás

O empresário Getúlio Batista  começou na política ao lado do deputado Walter Alves, Presidente do MDB. Ao lado dele terminou achando a sua própria legenda, a do PTB.

Foi quando Walter pretendeu se apartar o resto da família e Getúlio era seu parceiro junto a direção nacional dos trabalhistas, que terminou lhe implorando para ficar com a legenda quando Walter desistiu da mudança. Pelas mãos de Walter, ele havia sido Diretor da  Fundac (Governo Rosalba) e Secretário de Habitação de Natal  (Carlos Eduardo).

Aa ideia original era transformar o PTB numa espécie de filial do MDB de Walter. Na última eleição, enquanto a matriz só elegeu um Vereador em Natal, a filial elegeu três.

Menor município do RN teve um  único derrotado


Rodrigo Sávio Silverio Garcia, 38 anos, mesmo com 124 votos, foi o único derrotado em Viçosa, com 1.718 habitantes, 1.824 eleitores e 1622 votantes, que elegeu Victor Ramon Alves (Republicanos) e nove vereadores do partido do Prefeito e um único suplente.

Rodrigo não foi eleito, mas foi notícia em todo o Brasil. E mereceu reportagem na revista Época.

Conselho universitário não quer o retrato do criador da UFERSA


Um retrato do Marechal Costa e Silva, segundo Presidente do ciclo militar, morto no exercício da presidência da República, há 51 anos, que existe no Gabinete da Reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está provocando confusão na academia mossoroense.

O Conselho Universitário não quer permitir a manutenção do retrato, “por ter sido um ditador” e a Reitora Ludmilla Oliveira insiste em ter a foto do criador da UFRESA”.

Quando o Ministério da Educação votou contra a criação da ESAM (Escola Superior de Agricultura de Mossoró), Costa e Silva usou seus poderem ditatórias e transferiu a Escola de Agronomia para o INDA (Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário), cujo presidente, o mossoroense Dix-huit Rosado, fez a Escola Superior, semente da UFERSA, cumprindo ordens presidenciais.

Os difíceis caminhos para o Melão do RN chegar a China

Aprovada a qualidade do melão potiguar pelos compradores chineses, começa agora o teste da logística. Um primeiro embarque de navio – cinco containers – foi embarcado há 20 dias. Antes de chegar ao destino faz duas escalas, na Espanha e Holanda. Tudo dando certo, será uma viagem de 35 dias, que o fruto suporta sem problemas. Para viabilizar o negócio é necessário uma rota direta, gastado metade do tempo.

Natal não teve decoração pronta para sua Padroeira

A decoração natalina da cidade não ficou pronta no dia da Padroeira, ontem, como vinha ocorrendo nos últimos anos. Culpa da Pandemia, e também da campanha eleitoral. Com o tema “Natal de Vida e Esperança”, a decoração custará R$ 2 milhões menos que no ano passado, e  estará concluída na primeira semana de Dezembro,.

Suplente quer assumir lugar de Maria do Céu Fernandes

No dia da consciência negra (20 de novembro) o jornal Folha de S. Paulo colocou a catarinense Antonieta de Barros, de Santa Catarina, como primeira deputada do Brasil, embora ela tenha ficado suplente e depois assumido.  Na mesma eleição, em 1934, Maria do Céu Fernandes foi eleita deputada titular pelo RN. Até hoje, Antonieta continua sendo a única deputada negra de Santa Catarina.

Mimimi

O ABC pode virar clube empresa. Amanhã seu Conselho Deliberativo discute ABC/SA.

Nesta eleição o eleitor não quis mudar. Dos Prefeitos, 63% foram reeleitos.

O MDB elegeu 39 Prefeitos no RN. Perdeu 19. Tinha 58 Prefeituras.

A Petrobras prorrogou o regime de trabalho em “home office” até 31 de março de 2021.

O PSDB como “Partido da Assembleia”  passou de 10 para 31 Prefeituras no RN.

A covid-19 mexe no Natal do Brasil. Roberto Carlos não vai gravar o seu especial, como vem fazendo desde 1974. Terá reprise recauchutada.

O cronista social Toinho Silveira somou só 153 votos pra vereador em Natal. Em compensação levou charme à uma campanha eleitoral.

Hoje completa 57 anos do assassinato do 35º Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, nas ruas de Dallas.

Iaperi Araújo e Paulo de Tarso Correia de Melo foram eleitos Presidente e Vice do Conselho Estadual de Cultura.

Domingo de festa em Jardim de Piranhas com Sirano e Serino por conta da vitória do prefeito Couro Fino.

Balanço da pandemia dos três grandes bancos privados: - Mil agências fechadas; 11 mil demitidos.

A Visanet, empresa criada em Pau dos Ferros, é patrocinadora dos times  do Ceará e Fortaleza na Série A do Brasileirão.

Com presença do senador Robert Kennedy, há 55 anos, era inaugurado o Instituto Presidente Kennedy, em Natal.

O natalense Gilliard ganha hoje um espaço especial no programa Domingo Espetacular da Rede Record.

Amanhã completa 90 anos da chegada de Irineu Jofilli, importado da Paraíba para ser o 1ª Interventor do RN na era Vargas.

à Condenado pela Lei Maria da Penha não pode ser nomeado para nenhum cargo na administração do RN.

à O Museu Câmara Cascudo da UFRN completa, hoje 60 anos de funcionamento.

à Natal mais caro. Peru e tender tiveram aumento de 9.16%.

à Faz 130 anos, hoje, da instalação do município de Lajes.

à Calamidade: 30% dos músicos do Brasil ficaram sem renda na pandemia.