terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Manifestações populares

- Publicidade -

Hoje, no reinício das atividades legislativas, o “Fórum Natal Cidade Sustentável” fará uma manifestação em frente à Câmara Municipal. A concentração começa às 14h, no viaduto do Baldo e no Calçadão da João Pessoa. Estudantes, artistas e representantes das 60 entidades que compõem o fórum prometem sair em caminhada pelas ruas do centro e se encontram com mais de 400 professores, que estarão em Assembléia na escola Winston Churchill, e seguem para a Câmara, onde será realizado o ato político-cultural.

Fim do recesso

A Assembléia Legislativa também volta hoje às atividades depois de um recesso parlamentar de 30 dias. Neste segundo semestre, a Assembléia deverá ter 59 sessões ordinárias até o dia 15 dezembro, prazo em que deve ser votada a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado para 2008. Em relação ao início dos trabalhos no segundo período legislativo do ano, os 24 deputados estaduais devem analisar os vetos da governadora Wilma de Faria (PSB) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), porque em setembro chegará à Casa o projeto de lei sobre o orçamento estadual de 2008.

Trajetória de um democrata

A sala de apoio aos advogados que atuam no Tribunal Regional Eleitoral (TGRE) foi inaugurada ontem e recebeu o nome do advogado Danilo Bessa. O espaço ficou lotado pelos amigos do advogado que prestigiaram a inauguração. O presidente do TRE-RN, desembargador Cláudio Santos, destacou que a trajetória de Danilo se confunde com a história do RN.

Homenagens

O advogado Paulo de Tarso Fernandes, impossibilitado de participar da solenidade, enviou uma mensagem na qual destacou a colaboração de Danilo Bessa na elaboração da Constituição Federal. “Conclamo todas as força vivas do Estado à luta democrática pela restauração dos costumes, da ética e da moral, lembrando o exemplo de Danilo Bessa”, afirmou o ex-deputado estadual e vice-prefeito de Natal entre 1986 e 1988, Roberto Furtado, orador da homenagem a Danilo Bessa.

Crítica à secretária (1)

O deputado Fernando Mineiro (PT), que integra a base de apoio ao governo na Assembléia Legislativa,  divulgou um documento no qual critica a postura da secretária de Educação, Ana Cristina Cabral, no episódio da greve dos professores estaduais.  “A Secretaria de Educação, além de organizar um discurso equivocado sobre a greve, tomou medidas que só fizeram acirrar os ânimos da categoria”, reclamou o deputado petista.

Crítica à secretária (2)

Fernando Mineiro afirmou que em dois ofícios enviados à direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), a secretária “adotou um tom de confronto que nunca se viu na história do movimento.” Ele informou que Ana Cristina exigiu a substituição dos representantes do Sinte na comissão do Programa Pró-funcionário e determinou que diretores à disposição do sindicato retornassem ao trabalho no prazo de 10 dias. “Tais medidas tiveram efeito contrário na base da categoria e, ao invés de arrefecer, acirraram os ânimos dos educadores”, avaliou o deputado.

Punição aos partidos

Por não apresentarem as prestações de contas de 2006 no tempo hábil à Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE), nove partidos tiveram a suspensão do Fundo Partidário. A decisão foi ontem durante sessão ordinária do Pleno do TRE/RN. Os partidos são: PC do B, PSC, PT do B, PRP, PRTB, PTN, PAN, PCB e PCO. Essas legendas somente poderão receber as cotas do Fundo quando regularizarem suas situações junto ao TRE.

Posse no congresso

Suplente na chapa proporcional da Vontade Popular, Betinho Rosado viajou ontem para Brasília, onde deve assumir o mandato na Câmara Federal, em substituição ao deputado Nélio Dias. Hoje, o Congresso Nacional retoma oficialmente às atividades legislativas do segundo semestre depois do recesso parlamentar de julho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas