quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Manifestantes se preparam para mais um dia de protestos no Chile

- Publicidade -

Estudantes e professores do Chile, com o apoio de vários setores da sociedade, organizam para hoje (9) mais um dia de protestos em Santiago, a capital do país, e nas principais cidades chilenas. Apesar de os protestos estarem organizados para mais tarde, as principais avenidas de Santiago estão cercadas com barricadas, colocadas pelos policiais, e o trânsito flui com dificuldades.

Os manifestantes reivindicam mais investimentos públicos na educação, principalmente no ensino superior, que atualmente é controlado pelo setor privado no país. De acordo com os organizadores do protesto, o objetivo é manter as manifestações ao longo do dia.

Ontem (8) vários manifestantes, em diversas cidades chilenas, fizeram caminhadas batendo panelas e gritando palavras de ordem. Enquanto isso, sindicatos analisam as possibilidades de paralisações e greve de fome. Mais uma vez na última noite houve embates entre os manifestantes e os policiais, que usaram bombas de gás lacrimogêneo e água para dispersar os protestos.

Na semana passada, o governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, divulgou um plano de reforma educacional. Mas as medidas foram rejeitadas pelos professores e estudantes. Para os estudantes e os professores, as medidas são insuficientes e não atendem às demandas desejadas. A série de protestos no Chile começou no mês passado e agravou-se nos últimos dias.

*Com informações da emissora pública de televisão do Chile, TVN, e a agência estatal de Cuba, Prensa Latina.

* Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas