Manifesto pelo RN

Publicação: 2018-01-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Luiz Antônio Felipe 
laf@tribunadonorte.com.br

A seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), em manifesto divulgado ontem, reconhece que há uma premente necessidade de repactuação dos poderes públicos potiguares. Vai direto ao ponto fraco reconhecendo que todos assumam de forma clara a postura republicana de agir em favor de um Estado da Federação, e não de um governo. Considera que uma das saídas apontadas para a superação da crise financeira tem sido a utilização da reserva destinada à garantia dos proventos e pensões dos servidores inativos e sugere que os Poderes e Órgãos titulares de orçamento próprio permitam o depósito fragmentado do duodécimo constitucional, na proporção da arrecadação efetiva, desde que tal medida não comprometa o seu respectivo custeio e o contingenciamento de despesas; a suspensão temporária de verbas indenizatórias.

Contrapartida
Também sugere que o Executivo  faça exigência das reciprocidades dos projetos do PROADI; Evite a utilização de empréstimos a serem destinados ao custeio, forma nociva à sobrevivência futura do próprio Estado; Que o uso de bens comprometidos com o “Fundo Garantidor” nos contratos da Copa de 2014 somente sejam utilizados mediante o reexame, das cláusulas firmadas e que sejam adotadas medidas para repor o Fundo Previdenciário.

Inadimplência
A taxa de inadimplência recua 0,3% no segundo semestre de 2017, aponta uma pesquisa da MultiCrédito. O segmento de calçados e acessórios foi o vilão dos gastos no crediário na última metade do ano, ante resultado do mesmo período de 2016. Consumidores da Geração X (nascidos nos anos 60/70) responderam por 43% de participação no mercado de crediário no último semestre.
 
Alterações 
Publicados ontem no Diário Oficial do Estado dois decretos alterando o Regulamento da Lei  9.276, de 28 de dezembro de 2009, que autoriza o Poder Executivo a conceder parcelamento de débitos fiscais relacionados com o ICM e o ICMS. O segundo, altera o decreto que regulamenta a Lei  que instituiu o Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado do RN, o Fundern.

Varejo
A feira anual do varejo, em Nova York, tem mais uma vez a participação de empresários potiguares. A NRF 2018 começa amanhã e, como sempre, lançará  novidades e tendências para o varejo mundial.

Serviços não melhoram
O setor de serviços não registrou perda em nenhuma das atividades investigadas na passagem de outubro para novembro pela segunda vez em toda a série histórica iniciada em 2012, afirmou Roberto Saldanha, analista na Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. Cresceu apenas 1% em volume, na Pesquisa Mensal de Serviços, com o segmento de outros serviços estável (0,0%), e avanços em serviços prestados às famílias (0,9%) e, em serviços de informação. 

Chuvas
Mais chuvas no Oeste e, em outras regiões. Acima de 50 milímetros em Umarizal e Rodolfo Fernandes. Já anima o produtor a iniciar o plantio da safra de milho, e feijão, além de outras culturas.

1. A Construtora Mendonça Júnior ingressa no mercado de imóveis compactos, de tamanho pequeno, como já existe em várias cidades como São Paulo, ideal para solteiros ou casais sem filhos. São apartamentos de 40 metros quadrados, em uma das melhores áreas da cidade, na avenida Bernardo Vieira, em Morro  Branco, ao lado do IFRN.

2. A Cooperativa Norte riograndense de Habitação (CNH), lança um novo condomínio de apartamentos. Garante preço diferenciado e mais facilidade de pagar, sem juros e sem comprovação de renda. O Residencial Rota do Sol fica próximo à Praia de Cotovelo, no litoral sul. A CNH completa este ano 17 anos de atuação no Estado.

3. O XV Salão Imobiliário do Rio Grande do Norte será realizado de 15  18 de março, no Centro de Convenções de Natal, com a participação de construtoras e imobiliárias. Serão lançadas casas e apartamentos, prontos para morar, além de condomínios horizontais, dentro de um horizonte de recuperação do setor da construção em 2018.

Variação
Em alguns estados, o Procon vem constatando diferenças de mais de 100% no preço do material escolar. Portanto, é preciso que os pais estejam atentos para buscar menores preços, inclusive, fazendo compras conjuntas ou a troca de livros didáticos. Para evitar abusos, o governo deveria ter conhecimento dos preços nas fábricas, para orirntar melhor.  

Promoção
Na campanha "Experimente Grátis" na rede de supermercados Nordestão, o cliente pode adquirir alguns produtos da fabricante P&G como fraldas Pampers, Oral B, Always  dentre outros, e ter o dinheiro de volta.  A campanha é válida na compra de até R$ 60  até 2 de fevereiro. Para ser restituído do valor, é necessário o cadastro do CPF no  www.experimentepeg.com.br. 

Carnaval
As agências de viagens ainda estão oferecendo o pacote para o carnaval, em Madri e Barcelona, de 8 a 16 de fevereiro, em vôo fretado. O pagamento é parcelado, com uma entrada e mais nove de R$ 647,99. Mais informações no (84) 99982-0662.  

Artesanato
A 23ª FIART será na próxima semana, de 19 a 28, no Centro de Convenções de Natal e vai destacar a cultura religiosa. Com o tema “Arte Sacra: tradição de fé que esculpe oportunidades”, a Feira de Artesanato tem o objetivo de valorizar a cultura religiosa, promovendo o talento de artesãos desse segmento.

Cursos
A Uninassau oferece cursos gratuitos em Parnamirim e Mossoró, para duas mil vagas divididas em diversas áreas,dentro do Projeto Capacita. São vagas para 26 cursos gratuitos,  nas áreas de Enfermagem, Ciências Contábeis, Administração e Serviço Social. Os interessados em participar devem doar 1kg de alimento não perecível no dia escolhido.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários