quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Mantega defende mais obras estruturantes

- Publicidade -

Brasília – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, afirmou ontem que uma das maneiras de equilibrar o desenvolvimento regional é dar ênfase a projetos estruturantes para o país. Como exemplos de projetos estruturantes, Mantega citou a duplicação da BR-101 e a construção da Ferrovia Norte-Sul.  

Ele destacou que é  grande a diversidade regional no país, assim como a desigualdade de renda. “Temos regiões que se parecem com países da União Européia e outras que se parecem com a África”, disse. Daí a importância de projetos estruturantes, que garantam às regiões menos desenvolvidas infra-estrutura, logística e transporte, para que possam produzir e transportar suas mercadorias. “Essas regiões têm que ter capacidade de aumentar a produção. Mas não adianta produzir mais trigo, mais algodão, se não tem como levar isso ao consumidor”, afirmou Mantega.  Levar energia e capacitação é outro caminho para equilibrar o desenvolvimento regional no país, disse o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.

Ele exemplificou com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que faz o diagnóstico de regiões que precisam de atenção especial.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas