Manutenção é constante nas lagoas

Publicação: 2019-05-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
As chuvas que caíram em Natal em abril chegaram a 470,7 milímetros e uma das preocupações da população – e da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) – é que os sistemas de drenagem urbana e de lagoas de captação de águas das chuvas funcione a contento afim de evitar problemas como alagamentos. Principalmente a partir deste mês quando as chuvas devem se intensificar.

Lagoa do Pirangi é uma das 53 que captam águas das chuvas
Lagoa do Pirangi é uma das 53 que captam águas das chuvas

Segundo Carlos Davi, secretário adjunto de Conservação da Semov, a manutenção de galerias e o monitoramento das lagoas são diários. “Em Natal temos 53 lagoas de captação, e 22 delas utilizam bombas para evitar transbordamentos. Contamos com um eletricista 24 horas, para garantir que as bombas instaladas permaneçam funcionando; e uma equipe de limpeza de galerias que trabalha todo dia”, garantiu o gestor.

Ele disse que as lagoas que necessitam de bombas para evitar transbordamento estão com equipamentos instalados e funcionando, mas que nem todas as bombas estão instaladas para evitar risco de furto.

Entre os reservatórios sob responsabilidade da Semov, 23 são tidos como prioritários em ação civil pública movida pelo Ministério Público do RN que visa manter o sistema funcionando. “Estamos atendendo dentro das possibilidades”, assegurou Davi. Questionado pela reportagem sobre o “controle da situação”, ele afirma que “a situação está sob controle, mas não sabemos a quantidade de chuva que vai cair”. Vale destacar que os meses de maio e junho, conforme dados da Emparn, é o período de maior intensidade pluviométrica no Litoral Leste e região Agreste do RN.

A Semov conta com apoio da Urbana na manutenção. Davi informou que a Companhia de Serviços Urbanos de Natal, responsável pela limpeza pública da cidade, está fazendo uma série de serviços como a retirada da vegetação no entorno das lagoas e limpeza das muretas.






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários