Músicos fazem vaquinha para estudos em escola na Finlândia

Publicação: 2017-06-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Dois jovens músicos potiguares foram selecionados para estudar numa das mais conceituadas escolas de música da Europa, a Academia Sibelius, em Helsinque, capital da Finlândia. São eles o  trompetista Grácio Zaqueu e o fagotista Alan  Davidson, ambos de 20 anos, alunos da graduação da Escola de Música da UFRN. Os dois foram aprovados depois de uma concorrida seleção com músicos do mundo inteiro. No entanto, o sonho de se aperfeiçoar musicalmente em uma outra cultura não está garantido. A Academia Sibelius não cobre todos os gastos da residência de um ano e, por isso, cada um dos jovens iniciou uma campanha na internet para arrecadar fundos.

Grácio iniciou estudos em Campo Grande-RN
Grácio iniciou estudos em Campo Grande-RN

Nascido em Campo Grande, localizado a 270 km  da capital do estado, Grácio Zaqueu iniciou-se como músico aos oito anos estudando flauta doce no Instituto Gentil, em sua cidade. Em busca de melhores oportunidades, ele partiu para Natal, onde tem dado continuidade aos estudos musicais na Escola de Música da UFRN. Atualmente trompetista da Orquestra Sinfônica da UFRN e da Sesi Big Band, Zaqueu acredita que a experiência na Academia de Sibelius será fundamental para sua formação. “A instituição está entre as 10 melhores escolas de música do mundo. A Finlândia é conhecida pela excelência no ensino e poder estudar no país seria incrível. Aprenderia sobre música clássica no berço da música clássica, que é a Europa”, disse.

O colega de faculdade Alan Davidson tem a mesma expectativa. Atualmente fagotista da Orquestra Sinfônica da UFRN, ele despertou para a música na igreja e iniciou ou estudos com fagote em 2011. Por não possuir o instrumento, ele vai todos os dias na Escola de Música praticar.

Alan Davidson praticava na Escola de Música
Alan Davidson praticava na Escola de Música

A viagem para Finlândia está marcada para o dia 30 de agosto. Sem recursos financeiros para arcar com os custos do intercâmbio de um ano no país europeu, cada um está com campanha de financiamento coletivo. Qualquer valor pode ser doado.

Para ajudar os músicos, acesse: www.vakinha.com.br/vaquinha/zaqueu-na-sibelius-akatemiawww.vakinha.com.br/vaquinha/alan-na-academia-sibelius

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários